• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Processo eleitoral para os orgãos sociais da APAH

Ao abrigo dos Estatutos e do Regulamento Eleitoral, procede-se à comunicação do Aviso de Abertura do Processo Eleitoral para os Orgãos Sociais da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares para o triénio 2019-2022, conforme determinação do Presidente da Assembleia Geral.

A eleição dos membros da Mesa da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal e de Disciplina é feita por escrutínio secreto sendo o caderno eleitoral constituído por todos os sócios efetivos no pleno exercício dos seus direitos conforme Regulamento Eleitoral em vigor.

Conforme estabelecido na alinha c) do artigo 10.º dos Estatutos, cada sócio efetivo da APAH, pode eleger e ser eleito para os órgãos sociais, podendo os ausentes votar por intermédio de outro sócio mediante a apresentação de carta a mandatá-lo para o efeito conforme previsto no artigo 15.º do Regulamento Eleitoral.  Pode ser ainda utilizado o voto por correspondência conforme artigo 16.º do Regulamento Eleitoral. Para o efeito, serão considerados válidos todos os votos recebidos por via postal na sede da APAH até vinte e quatro horas antes do início da Assembleia Eleitoral a qual ocorrerá no próximo dia 7 de junho, das 14h00 às 18h00, nos seguintes locais:

  • Sede da APAH, em Lisboa, 
  • Hospital Geral de Santo António, Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Porto.
  • Hospitais da Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, em Coimbra.

As listas candidatas às eleições para os órgãos sociais da APAH para o triénio 2019-2022 deverão ser entregues por correio eletrónico (secretariado@apah.pt), em mão própria ou por correio em correspondência registada com aviso de receção na sede na APAH, até ao próximo dia 27 de maio de 2019, acompanhadas do programa eleitoral conforme Artigo 9º do Regulamento Eleitoral. Cada lista deverá ser proposta por um mínimo de dez sócios efetivos e subscrita pelos elementos integrantes da mesma de acordo com o Artigo 8º do Regulamento Eleitoral.

Relembra-se a constituição dos órgãos sociais:

  • Assembleia Geral: um Presidente, dois Secretários, um Secretário suplente;
  • Direção: um Presidente, um Vice-Presidente, um Secretário, um Tesoureiro, três Vogais, dois Vogais suplentes;
  • Conselho Fiscal e de Disciplina: um Presidente, dois Vogais e um Vogal suplente.

De acordo com o Artigo 20º do Regulamento Eleitoral será proclamada vencedora a lista que obtiver maior número de votos válidos.