• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Painel da Conferencia HCP In noticia

Pedro Lopes na VIII Conferência Anual do Health Cluster Portugal

Decorreu no dia 21 de novembro no auditório da Universidade Nova de Lisboa a VIII Conferência Anual do Health Cluster Portugal. A edição deste ano teve como tema: “Saúde em Portugal: construir consensos para além 2020 e mais além“.

A APAH foi representada na Conferência pelo seu Antigo Presidente e atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Pedro Lopes, tendo este participado como comentador da Mesa redonda “O futuro e o valor económico da Saúde em Portugal” moderada por Luís Portela (Presidente da Assembleia Geral, Health Cluster Portugal). Esta mesa contou com as intervenções de Eurico Brilhante Dias ( Secretário de Estado da Internacionalização), Manuel Delgado (Secretário de Estado da Saúde) e Maria Fernanda Rollo (Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Pedro Lopes foi acompanhado nos comentários por Ana Paula Martins (Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos), João Raposo (Diretor Clínico da APDP), José de Matos Rosa (Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde), Maria de Belém Roseira (Presidente do Conselho Geral e de Supervisão, Associação Dignitude), Miguel Guimarães (Bastonário da Ordem dos Médicos) e Óscar Gaspar (Presidente da APHP).

Na ocasião, Pedro Lopes destacou a importância de pensarmos o futuro do sistema de saúde e deu nota que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde são repositório de muito conhecimento e tecnologia colocado ao serviço da sociedade e da dinâmica económica. Pedro Lopes frisou contudo que é exigível por um lado que sejam garantidas os instrumentos de autonomia e recursos que permitam gerir de forma eficiente e planeada os serviços de saúde e por outro, de que deve haver uma aposta no investimento para um retorno em resultados em saúde.

Pedro Lopes reiterou:

“Para que haja um futuro, é imprescindível uma aposta na profissionalização e autonomia da gestão dos hospitais a qual deve ser alvo da devida avaliação de resultados”.

Conclusões da VIII Conferência Anual do Health Cluster Portugal

  • A saúde é um motor do desenvolvimento económico e social, de elevado potencial recomendando-se a adoção de instrumentos de programação plurianual;
  • Deve ser dada prioridade à prevenção e ao desenvolvimento de uma cultura de Value based Healthcare associado com uma co-responsabilização dos cidadãos;
  • Na área de investigação deve existir uma maior orientação estratégica para as necessidades do mercado;
    Devem ser criados mecanismos e incentivos à captação e maior atratividade de talento(s) e de investimentos no sector.