• +351 21 800 89 48 (chamada rede móvel nacional)
  • secretariado@apah.pt
RGH20-Noticia In noticia

#OBRIGADO

Já se encontra disponível para consulta online o último número da revista “Gestão Hospitalar” (GH) aqui.

A pandemia da Covid-19 obrigou a uma reorganização ímpar do nosso modo de vida e das nossas sociedades. A APAH não foi exceção. Fomos obrigados a adaptarmos-nos a um novo modelo. Nos últimos anos tínhamos vindo a utilizar tecnologia como o Zoom para webinars, o Teams para trabalho de equipa, e o YouTube como plataforma de distribuição de conteúdos. Esta experiência facilitou a transformação da oferta de serviços e o teletrabalho de toda a equipa. O sucesso da resposta da APAH deveu-se à excelência da equipa permanente: Miguel Lopes, Alexandra Santos e Sofia Marques.


Numa fase em que todos estávamos muito inseguros quanto ao futuro, convidámos os melhores para partilhar boas práticas. Recordamos os primeiros webinars com o Centro Hospitalar e Universitário de São João e, principalmente, o que aprendemos com Margarida Tavares, José Artur Paiva, Nelson Pereira, Maria Filomena Cardoso, Tiago Guimarães, Áurea Andrade, Helena Farinha, Carlos Portugal, Pedro Soares e Pedro Norton. Apenas uma enorme generosidade, conhecimento e clareza de propósito, permitem explicar a qualidade e relevância do que foi transmitido. Foram milhares de profissionais que em direto nos seguiram. Desde então, emitimos perto de quatro dezenas de webinars, organizados em diferentes séries e com variados parceiros nacionais e internacionais, que hoje estão acessíveis através do Canal de Gestão em Saúde no YouTube.


Foram muitas mais as iniciativas que realizámos para fortalecer a resposta do sistema de saúde, desde a distribuição de tablets a hospitais em parceria com a Samsung, ao lançamento do Prémio Healthcare Excelence Especial Covid-19 para premiar os melhores projetos na área da Covid-19.

Tomamos a liberdade de dar maior relevo a duas: a ferramenta Adaptt – Surge Planning Support Tool e o Barómetro de Internamentos Sociais 2020 & Covid-19. Em parceria com a Glintt e a Organização Mundial de Saúde (OMS) foi possível disponibilizar em tempo recorde a Adaptt antes de final de março. Neste momento, esta ferramenta é utilizada em todo o mundo, sendo o instrumento de planeamento recomendado pela OMS para prever a necessidade de diferentes camas hospitalares, profissionais de saúde, rastreio de contactos, cuidados domiciliários, estando preparada para a eventualidade de segundas vagas.

A APAH tem alertado ao longo dos últimos anos para a falta de solução para os doentes internados “inapropriadamente”. Em maio apresentámos os dados de 2020 do Barómetro de Internamentos Sociais, onde verificámos que perto de 1 em cada 10 doentes cai dentro destas situações. Mas fomos mais longe e procurámos saber a realidade para os doentes vítimas da Covid-19, revelando-se a este nível uma taxa de inapropriação dos internamentos de 18%.

Com o intuito de proteger o acesso a cuidados de saúde, desde cedo demos nota da necessidade em promover a transformação do SNS para um modelo dual, exigindo-se a definição da rede de prestação Covid-19, incluindo cuidados de saúde primários, hospitais e cuidados extra-hospitalares. Esta clarificação permitiria responder de forma planeada e ordenada, alocar os recursos necessários à Covid-19, e libertar os restantes recursos para a resposta genérica. Sabemos que iremos enfrentar tempos bem mais difíceis, e não podemos desistir deste caminho.


Esta edição especial da RGH é dedicada aos PROFISSIONAIS DE SAÚDE, os verdadeiros heróis nesta fase tão difícil da nossa vida coletiva. Damos voz aqueles que marcaram este período, da saúde pública aos cuidados intensivos. Numa sociedade cada vez mais individualista, a pandemia deu-nos a noção de interdependência comunitária. Num SNS cada vez mais menosprezado, é unânime a necessidade do seu fortalecimento. Esperemos que o discurso não se desvaneça no éter, e se materialize em carreiras mais atraentes e condições de trabalho mais dignas. Sendo este um gesto simbólico, esta RGH é o compromisso da APAH para com todos os
profissionais de saúde. OBRIGADO!

Pode consultar todas as edições da RGH aqui .