• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Professor Vasco Reis In noticia

#Obrigado eterno ao Professor Vasco Reis

Faleceu hoje o Professor Vasco Reis. Para as muitas gerações de administradores hospitalares que tiveram o privilégio de conhecer, trabalhar e aprender com o Professor Vasco Reis, estamos certos que hoje é um dia de profunda tristeza. O Professor Vasco Reis representava a administração hospitalar portuguesa. Foi diretor do Curso de Especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) entre 1980 e 2005 e deixa-nos um legado ímpar para a saúde pública em Portugal.

No livro “50 anos, 20 olhares – O percurso da Administração Hospitalar em Portugal” (2019) sobre a sua profissão, que começou por ser um ofício, “A vida na saúde, começou por ser um part-time. Mas foi o suficiente para a inoculação do “bichinho da saúde”, sublinhava a importância conquistada. “Não é fácil, ao fim de estes anos todos, dizer que chegámos aqui. E chegámos. Agora, vamos lá ver. Vamos continuar? Vamos” e defendia que “A gestão (…) é, indiscutivelmente, uma ciência e também uma arte”.

Vasco Manuel Pinto Reis nasceu em Coimbra em 16 de Fevereiro de 1942 e aí fez o liceu e se licenciou em Direito em Outubro de 1964. Em Janeiro de 1970, concluiu o I Curso de Administração Hospitalar que se realizou na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, onde em 1978 ingressou como assistente. Aposentou-se em 2007, após uma carreira académica recheada, como Professor Catedrático do Grupo de Disciplinas de Gestão de Organizações de Saúde da ENSP. Nesse ano é granjeado com a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde grau “Ouro”.

1.º Curso de Administração Hospitalar (1970)

Paralelamente com a atividade docente, realizou um percurso profissional que o levou a desempenhar altos cargos no âmbito da Saúde, quer em hospitais (sobretudo nos Hospitais Civis de Lisboa a que esteve ligado durante mais de 20 anos, dez dos quais como Administrador Geral) quer em outros serviços do Ministério da Saúde: Direção Geral da Saúde, Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde e II Quadro Comunitário de Apoio. Foi ainda o representante do Ministério da Saúde de Portugal no Comité Diretor de Saúde Pública do
Conselho da Europa entre 1990 e 2000.

Os seus pares, através da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (sócio n.º 103) atribuíram-lhe o título de Sócio de Mérito em 2018 no âmbito das comemorações dos “50 Anos da Administração Hospitalar em Portugal“.

Para todos nós, a sua partida provoca uma enorme dor. A dor de quem perde a referência. Muito Obrigado Professor Vasco Reis.

Neste momento de dor e tristeza a APAH dirige as mais sentidas condolências a toda a família, colegas e amigos.

O Professor Vasco Reis estará a partir de amanhã (10h30) na Igreja Santa Joana Princesa (Lisboa) para velório (limitação de 10 pessoas) de onde sairá às 16h30 para o crematório do Cemitério dos Olivais (Lisboa).

Vasco Manuel Pinto dos Reis — APAH

Comemoração dos 50 anos de Administração Hospitalar em Portugal (justnews.pt)

Tags Clouds