• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
RGH19 In noticia

Nova edição da revista de "Gestão Hospitalar"

Esta edição da Revista “Gestão Hospitalar” (GH) é publicada em circunstâncias extraordinárias.

A pandemia da Covid-19 obrigou governos de vários Países a implementar medidas que quando iniciámos a elaboração desta edição da GH seriam apenas imagináveis no cinema.

Por esse motivo esta edição pode parecer um pouco anacrónica face às circunstâncias atuais. Mesmo sob pressão e com o foco na atenção à Covid-19, os sistemas de saúde devem simultaneamente assegurar as necessidades da população.

Assim que a tempestade passar – sim, ela vai passar – novas avenidas se abrirão para a transformação do sistema de saúde. Importa aprender com esta pandemia e não esquecer que o investimento em saúde é pilar do desenvolvimento económico e social.

Todos nós, com sentido de dever e renovada energia, saberemos ultrapassar as dificuldades e construir uma sociedade mais justa e próspera.

Estamos todos juntos, e juntos venceremos! 

Um primeiro apontamento para o artigo sobre saúde ocupacional da autoria de Paulo Ferreira Gomes. Nas palavras do autor, a Medicina do Trabalho “ainda se encontra pouco reconhecida em algumas instituições do SNS”.

No momento atual de enorme pressão sobre os profissionais de saúde, uma das maiores preocupações deve estar centrada no apoio aos profissionais. É esta uma oportunidade para a gestão superior das unidades de saúde dar um sinal claro de desenvolvimento desta área, incluindo no apoio psicológico e alívio da sobrecarga ou excesso de trabalho.

Uma segunda nota para a entrevista a Carla Nunes – nova Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) – a ler com a devida atenção. Se dúvidas existissem, a formação em saúde pública é essencial para a gestão de serviços de saúde.

Hoje, estamos melhor preparados para responder a emergências ou a transformar o sistema de saúde por termos uma visão integrada gestão/saúde pública.

Um terceiro comentário para a entrevista às coordenadoras do “Mais Participação Melhor Saúde”. Falamos da Lei da Participação Pública em Saúde. O sucesso da capacidade de resposta do sistema de saúde passará sempre pela responsabilidade dos cidadãos, sendo que esta é garantida com maior envolvimento destes no processo de decisão.

Nas boas práticas contamos com os artigos sobre o “Outcomes Research Lab” do IPO do Porto, a integração de cuidados com o setor social, e o Prémio Healthcare Excellence 2019.

Para o futuro hoje, falamos da Medicina de Precisão, um projeto abrangente desenvolvido em parceria coma Ordem dos Médicos e a EY. À semelhança de outras iniciativas, também nesta matéria a APAH propõe medidas concretas para a melhoria da organização e gestão dos cuidados de saúde em Portugal.

Publicamos ainda os resultados do “Index Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar, apresentado e discutido durante o Fórum do Medicamento. Desta feita, uma parceria com a Ordem dos Farmacêuticos e a Faculdade da Farmácia da Universidade de Lisboa.

Esta é a Vossa “Gestão Hospitalar”