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CH Tâmega e Sousa

Melhoria Contínua no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa acolheu nos dias 20 e 21 de novembro, o terceiro workshop da série de 8 workshops realizados em ambiente hospitalar no âmbito do Programa de Introdução à Melhoria Contínua.

Este Workshop foi dedicado ao Mapeamento de Processos (Process Mapping). O mapeamento de processos consiste em detalhar as ações específicas que são tomadas ao longo de todo um processo ou de uma parcela específica, identificando as áreas e etapas necessárias para a melhoria dentro da organização. Ao utilizar as várias ferramentas de mapeamento disponíveis, é possível identificar as várias etapas do processo que adicionam valor ou desperdício.

O Workshop foi coordenado pela Ana Matos (Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal) – Mestre em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal com experiência na implementação de Daily Kaizen e Project Kaizen em diferentes tipos de organizações: Áreas administrativas e Serviços, Saúde e Retalho.

Especificamente, o workshop teve como objetivos:

  • Reduzir o lead time do processo;
  • Aumentar a Produtividade;
  • Diminuir o número de erros;
  • Reduzir os custos;
  • Melhorar o Serviço ao Cliente (Interno ou Externo);
  • Aumentar a Motivação dos Colaboradores.

O PMIC aproveita o ambiente hospitalar para trabalhar áreas específicas de atividade. Este workshop trabalhou sobre a admissão e marcação de ato médico (processo desde que um doente chega à Consulta para fazer uma consulta até ao momento em que sai e marca um novo ato médico) e pedido de realização de MCDT’s ao exterior.

Em termos metodológicos foram utilizadas as seguintes ferramentas:

  • Selecionar, Definir e Caracterizar o Processo;
  • Definir Objetivo de Melhoria;
  • Mapear o Processo – Situação Atual e Tempos;
  • Identificar Oportunidades e Selecionar Melhorias;
  • Mapear o Processos – Situação Futura;
  • Elaborar o Plano de Ações;
  • Verificar a Implementação da Solução.

Programa de Introdução à Melhoria Contínua

O Programa de Introdução à Melhoria Contínua (PMIC) resulta da parceria entre a APAH e o Kaizen Institute com o objetivo de dotar os administradores hospitalares, e outros profissionais, de conhecimento e maturidade para implementação da melhoria continua nas suas unidades de saúde.

O PMIC é constituído por 8 workshops. Em 2017 foram também realizados os seguintes workshops:

  • Workshop 1: Experiência Cliente | Melhoria Contínua na Consulta Externa – Centro Hospitalar do Porto
  • Workshop 2: Kazen diário | Melhoria Contínua no Internamento – Hospital Senhora da Oliveira

Em 2018 e 2019, o PMIC continuará com os seguintes workshops:

  • Workshop 4: Layout Armazém
  • Workshop 5: Logística de Abastecimento aos Serviços – Serviço Clínicos
  • Workshop 6: Process Mapping – Serviços Financeiros
  • Workshop 7: Problem Solving – Urgência
  • Workshop 8: Smed – Bloco Operatório
  • Workshop 9: Standard Work – Unidose

A Academia APAH

A Academia APAH é o Programa de Formação Contínua da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares destinado a proporcionar um vasto conjunto de cursos de atualização e desenvolvimento de conhecimentos e competências que, abrangem diversas áreas de especialização em gestão da saúde, estágios e visitas de estudo institucionais.

A Academia APAH desenvolve-se dentro do quadro do Diretório de Competências de Gestão em Saúde – Global Consortium for Healthcare Management Professionalization.

A Academia APAH conta com o Apoio Institucional do Ministério da Saúde.

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