EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351 21800 89 48
  • +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
International Summer School Integrated Care (ISSIC)

A ISSIC 2018 realiza-se entre 26 de junho a 1 de julho deste ano

A International Summer School on Integrated Care (ISSIC) realiza-se entre os dias 26 e junho e 1 de julho deste ano.

Enquanto membro da International Foundation for Integrated Care (IFIC), a APAH recomenda a frequência na International Summer School on Integrated Care. Na última Gestão Hospitalar pode ler entrevista ao CEO da IFIC, Nick Godwin.

A ISSIC “Cuidados Integrados em Teoria e na Prática” é organizada pela Integrated Care Academy © e oferece uma formação teórica e prática intensiva em cuidados integrados. Destina-se a profissionais de saúde e serviço social, clínicos, investigadores e gestores.

A ISSIC

Como antiga aluna da ISSIC, a Administradora Hospitalar Cláudia Borges deixa-nos o seu testemunho:

A International Foundation for Integrated Care – IFIC é uma organização sem fins lucrativos dedicada aos processos formativos na área da integração de cuidados de saúde, fomentando a troca internacional de experiências e conhecimento nesta área entre organizações, académicos, investigadores, administradores, policy makers, clínicos, cuidadores e utilizadores. A IFIC ocupa assim um lugar de destaque a nível internacional no que se refere ao estado da arte em matéria de integração de cuidados.

No âmbito das suas actividades lectivas encontra-se a realização anual da International Summer School on Integrated Care, no Wolfson College, em Oxford, no Reino Unido. Esta escola de verão consubstancia-se como um local de excelência para aprendizagem e partilha de conhecimento na área da integração de cuidados, proporcionando o contacto com profissionais e experiências internacionais. No verão de 2017 tive o privilégio de participar nesta formação tendo, durante uma semana, convivido com um grupo diferenciado de formadores que, com base na sua vasta experiência profissional e académica, sabem transmitir de forma eximia os conceitos, regras e modos de fazer inerentes à integração de cuidados de saúde possibilitando-nos acesso ao actual estado da arte nesta matéria. A formação em sala encontra-se articulada com visita de estudo a locais do NHS onde a integração de cuidados é privilegiada, sendo os alunos desafiados a colocar a aprendizagem em prática através da solução de um estudo de caso (real).

Além da formação de qualidade que proporciona, a International Summer School on Integrated Careé também um local de convívio com profissionais das mais variadas formações e origens, todos com um interesse comum: como podemos, através da integração e cuidados, prestar melhores cuidados de saúde? Este interesse comum partilhado com pessoas do Canadá, Nova Zelândia, Singapura, Suécia, Reino Unido, Bélgica e Polónia oferece uma perspectiva de quão pequeno é o mundo quando todos nos debatemos com as mesmas questões.

De salientar que a organização, além de zelar pela qualidade académica desta escola de verão, não descura de forma alguma a parte social, oferecendo um programa que garante o convívio entre os participantes. Esta é uma experiência que não se esquece e, sem dúvida, o debate científico da integração de cuidados de saúde é estimulado pelo facto desta escola de verão se realizar na histórica cidade de Oxford, onde mentes brilhantes estudam há seculos, num Collegesituado no campo, junto a um dos canais daquela cidade. Local idílico, propicio e muito recomendável para novas aprendizagens.

A International Summer School Integrated Care

Programa Brochura

 

Para mais informações sobre a ISSIC contactar

Viktoria Stein 
T: +44 7576 353 775
E: viktoriastein@integratedcarefoundation.org