• +351 21 800 89 48 (chamada rede móvel nacional)
  • secretariado@apah.pt
Alexandre Farinha In noticia

Faleceu o administrador hospitalar Alexandre Farinha [1958-2022]

A 23 de março de 2022, faleceu o Administrador Hospitalar Alexandre Farinha.

Alberto Alexandre Filipe Farinha nasceu em Moçambique em 1958. Licenciado em Psicologia do Trabalho, pós-graduado em Gestão de Empresas e diplomado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública em 1989 [XVIII curso de Administração Hospitalar].

Ao longo do seu percurso profissional exerceu inúmeros cargos:

  • Administrador-delegado do Hospital de S. Pedro de Vila Real, em regime de acumulação [Diário da República, 2.ª série, n.º 198, de 24/07/1999];
  • Director do Hospital de São Pedro de Vila Real [Diário da República, 2.ª série, n.º 171, de 24/07/1999];
  • Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Real – Peso da Régua [Diário da República, 2.ª série, n.º 165, de 18/03/2002];
  • Vogal Executivo do Conselho de Administração do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo – Peniche [Diário da República, 2.ª série, n.º 174, de 09/09/2005];
  • Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste Norte [Diário da República, 2.ª série, Nº 27, de 09.02.2009].

No âmbito da sua atividade profissional em gestão de organizações de saúde, iniciou funções no Hospital Distrital de Santarém em 1989 como Administrador Hospitalar. Ao longo do exercício no Hospital Distrital de Santarém foi Administrador de Centros de Responsabilidade, assistenciais e logísticos. Em 1995 colaborou como consultor, em dedicação exclusiva, com o Gestor da Intervenção Operacional da Saúde no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio II, iniciando o processo de apreciação de candidaturas ao financiamento de projetos de Formação Profissional e Ensino no sistema nacional de saúde.

Entre 1999 e 2002, como responsável pela Administração do Hospital de Vila Real e posteriormente do Centro Hospitalar de Vila Real-Peso da Régua, subordinou a sua ação ao objectivo da consolidação do estatuto do Hospital de S. Pedro de principal unidade hospitalar de referência da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, assinalando-se a instalação da Unidade de Cuidados Intensivos, do Centro de Diagnóstico Pré-Natal, da Unidade de Hemodiálise e o desenvolvimento da Rede Oncológica, bem como a execução do processo de integração das unidades hospitalares de Vila Real e de Peso da Régua.

Em 2003 participou na elaboração da Carta de Equipamentos da Saúde, no Serviço de Planeamento da Direcção-Geral da Saúde. Entre 2003 e 2005 exerceu funções de Administrador de Serviços de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, por aplicação da figura da suspensão da comissão de serviço e nomeação com fundamento em interesse público. Neste período foi consultor do Grupo Saúde Misericórdias para avaliação de projetos de investimento, particularmente no âmbito das Parcerias Público-Privado, circunstância relevante no conhecimento do universo das IPSS.

Administrador Hospitalar com vinculo em funções públicas, desde 1991, ao Hospital Garcia de Orta, regressa ao seu lugar de origem após termino do mandato de Vogal Executivo no Centro Hospitalar do Oeste Norte [1 dezembro de 2010] onde assume a administração das seguintes áreas: Bloco Central, UCA, Anestesiologia, Esterilização, Medicina Física e Reabilitação, Anatomia Patológica, Medicina Nuclear, Patologia Clínica, Medicina Transfusional, Imagiologia, Neurorradiologia; até à sua aposentação a 31 de março de 2014.

Assistente Convidado do Ensino Superior, em cursos de licenciatura, nas áreas de Gestão Hospitalar e Políticas de Saúde. Formador convidado no curso de Pós-Graduação de Controlo de Infecção Nosocomial, ministrado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica.

Perante a inutilidade de qualquer consolo na perda, ficará sempre na memória a sua extrema educação e correção a sua inteligência e vontade de aprender e a sua enorme generosidade. Deixa saudades nos colegas, equipas e estagiários que com ele se cruzaram ao longo das duas últimas décadas.

Aos familiares e amigos, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares apresenta neste momento de dor e tristeza as mais sentidas condolências.

O velório terá início no dia 26 de março [sábado], a partir das 18h00, na igreja de São João de Deus [Praça de Londres, Lisboa], saindo o funeral para o Cemitério dos Olivais no domingo às 13h45.

–/–