• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Catarina Sena In noticia

Faleceu a Administradora Hospitalar Catarina Sena

A 6 de abril de 2020, faleceu a Administradora Hospitalar Catarina Sena.

Catarina de Senna Fernandes Cabral Sena nasceu a 5 de outubro de 1972. Licenciou-se em Gestão e Administração Pública, na especialidade de Planeamento e Controlo de Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1995. Pós-Graduada em Administração Hospitalar, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, entre 1996 e 1998, foi também assistente convidada desta Escola, no grupo de disciplinas de gestão de organizações de saúde, entre 2002 e 2004. 

Destaca-se do seu percurso profissional, a passagem pelo Hospital Doutor Fernando da Fonseca, Hospital de Curry Cabral e Sub-Grupo Hospitalar Capuchos/Desterro. Foi assessora do Ministro da Saúde entre 2001 e 2002 e de 2005 a 2008.

Era Subdiretora Geral da Saúde desde 2008, tendo desenvolvido vários projetos na área da gestão e saúde pública, nomeadamente na supervisão da coordenação do SIADAP 1 do Ministério da Saúde, da Unidade de Apoio Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido a Gestora do Contrato de prestação de serviços relativos às Parceria Público-Privadas, no desenvolvimento do Plano Nacional de Saúde, na criação do sistema de incentivos à procriação medicamente assistida e na implementação e desenvolvimento do projeto do cheque-dentista. 

Há precisamente um ano foi agraciada com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau ouro.

Vamos sentir saudades da sua voz rouca, da sua acutilância, do seu sorriso, do seu jeito meio desajeitado, da forma que nos fazia rir e da sua autenticidade. Resistia há anos, sem nunca deixar de combater contra a maior das injustiças.

Desaparece numa época que todos nós e o País mais precisavam dela!

Aos seus familiares e amigos, os nossos mais sentidos pêsames. Perante a inutilidade de qualquer consolo na perda, ficará sempre na memória de todos o exemplo de resistência e da excelência da Dra. Catarina Sena.

https://www.dgs.pt/em-destaque/morreu-catarina-sena-subdiretora-geral-da-saude.aspx