• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Fórum-do-Medicamento-2019 In noticia

Equidade, Efetividade e Sustentabilidade no acesso à inovação em debate no Fórum do Medicamento 2019

A pressão para o aumento do investimento na área da saúde, agravada pelo progressivo envelhecimento da população e pela evolução tecnológica, nomeadamente o desenvolvimento de novos medicamentos e de meios de diagnóstico mais eficazes a par com as expectativas da população, marcam profundamente as sociedades e os Sistemas de saúde.

Contudo face às restrições orçamentais, os Sistemas de saúde dos países mais desenvolvidos têm experimentado uma grande variedade de reformas nos seus modelos de acesso e de financiamento, com o objetivo de reduzir a incerteza causada pela introdução de novos medicamentos e o seu impacto na sustentabilidade económica e financeira privilegiando uma aposta em modelos baseados na medição do valor e efetividade dos resultados.

É sobre estas questões que se pretende refletir na 11ª edição do Fórum do Medicamento, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da AstraZeneca, que este ano terá lugar a 15 de novembro, na Sala Sophia de Mello Breyner do Centro Cultural de Belém e que volta a ser Presidida por Francisco Ramos e cujo Programa será subordinado ao tema “Equidade, Efetividade e Sustentabilidade no acesso à inovação”.

participação no Fórum do Medicamento é gratuita mas carece de inscrição Aqui.

Apresentação pública dos resultados do ‘Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar’

Na edição deste ano do Fórum do Medicamento faremos uma análise da equidade e efetividade no acesso aos medicamentos inovadores nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), contando para essa avaliação e discussão com a apresentação pública dos resultados do “Índex nacional do acesso ao medicamento hospitalar“.

Esta é uma iniciativa da APAH em parceria com a Ordem dos Farmacêuticos e com o apoio científico Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. e tem como objetivo estudar:

  1. O nível de acesso ao medicamento hospitalar e analisar os correspondentes modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e sistemas de informação que lhe estão associados, e;
  2. Identificar as barreiras e problemas existentes associados à gestão do medicamento nas Unidades Hospitalares do SNS.

Também em análise na edição deste ano do Fórum do Medicamento estão os desafios do financiamento de tecnologias inovadoras e a necessidade de serem encontradas novas respostas face aos novos desafios que se colocam aos sistemas de saúde.

Mais uma vez esta iniciativa trará até nós o estado da arte nacional e da Europa sobre estas temáticas e para perspetivar quer as implicações quer as alternativas para Portugal contaremos com as palestras de António Araújo, Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, que nos apresentará os “Contributos para a construção de uma Via Verde do Pulmão” e com Wouter van LeeuwenPartner e Diretor da Boston Consulting Group, que nos falará do exemplo holandês para “A standartização, o benchmarkinge o trabalho colaborativo como promotores da melhoria contínua”.

À semelhança das edições anteriores o Fórum do Medicamento 2019 será também emitido em Livestream no Canal APAH “Gestão em Saúde” no YouTube permitindo assim a participação de todos os interessados.