EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, Pavilhão 11, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt

Eduardo Sá Ferreira e Júlio Reis galardoados por serviços distintos

Nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, dois Administradores Hospitalares foram agraciados com a Medalha de Ouro de serviços distintos do Ministério da Saúde Eduardo Sá Ferreira e Júlio Reis.

Coriolano Ferreira

Coriolano Ferreira

Sócio Honorário
Eduardo Sá Ferreira

Eduardo Sá Ferreira

Administrador Hospitalar
Júlio Pereira dos Reis

Júlio Pereira dos Reis

Administrador Hospitalar

 

O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2018, assinalado anualmente no dia 7 de abril, foi «Cobertura Universal de Saúde: para todos, em todo o lado». Nada mais adequado do que reconhecer o contributos destes dois Administradores Hospitalares na construção do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) felicita estes seus sócios fundadores número 1 e número 11, congratulando-se pelo reconhecimento agora atribuído por parte do Ministério da Saúde.

Dia Mundial da Saúde 2018

Dia Mundial da Saúde 2018

Medalhas de serviços distintos e de comportamento exemplar

As medalhas de serviços distintos e de comportamento exemplar destinam-se a galardoar pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes à saúde pública, à assistência social ou à acção hospitalar. Foram instituídas através do Decreto-lei 46277, de 16 de Abril de 1965, e reguladas pela Portaria 22773, de 10 de Julho de 1967.

A medalha de serviços distintos destina-se a galardoar as pessoas que hajam praticado actos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social. Pode ainda ser concedida aos organismos, instituições ou empresas que se distingam pela sua actividade nos sectores da saúde ou da assistência ou para eles hajam contribuído de modo relevante.

A medalha de comportamento exemplar destina-se a distinguir o pessoal dos estabelecimentos ou instituições de saúde e assistência que mereça ser galardoado pela consciência dos deveres profissionais de que tenha dado provas e pelo aprumo demonstrado no exercício das suas funções.

As medalhas de serviços distintos e de comportamento exemplar compreendem os seguintes graus: ouro, prata e cobre.

 

 

Dia Mundial da Saúde 2018

Dia Mundial da Saúde 2018

Cobertura Universal de Saúde: para todos, em todo o lado

«Cobertura Universal de Saúde: para todos, em todo o lado» é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2018, assinalado anualmente no dia 7 de abril.

A OMS foi fundada no princípio de que todas as pessoas têm direito a alcançar o mais elevado nível de saúde possível. Por isso, «Saúde para Todos» tem sido a visão orientadora há mais de sete décadas, sendo também impulsionadora da atual motivação da organização para apoiar os países na transição para a Cobertura Universal de Saúde.

A experiência demonstrou, por diversas vezes, que é possível alcançar a Cobertura Universal de Saúde quando há uma forte vontade política.

Assim, no ano em que celebra o 70.º aniversário, a OMS está a apelar aos líderes mundiais para que cumpram com as promessas acordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015, e se comprometam com medidas concretas no sentido de melhorar a saúde de todas as pessoas. Isto significa garantir que todos, em todo o mundo, possam ter acesso a serviços de saúde de qualidade sem terem de enfrentar limitações financeiras.

A OMS irá manter-se altamente focada na Cobertura Universal de Saúde, durante o ano de 2018, através de uma série de eventos, a começar pelo Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril, com debates nos âmbitos global e local sobre formas de alcançar o melhor nível de saúde para todos.