• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Inquérito “Cuidados de Saúde em Oncologia: a visão dos doentes”

No âmbito do 14º Congresso Nacional de Oncologia realizado em Aveiro ente 26 e 29 de Outubro, foi apresentado  o Inquérito “Cuidados de Saúde em Oncologia: a visão dos doentes”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO). O inquérito teve como objetivo analisar a perceção dos doentes e sobreviventes de doença oncológica sobre os cuidados de saúde em Oncologia. As conclusões foram discutidas no passado dia 27 de outubro, durante a Sessão Especial sobre Inovação e Sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde moderada pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia Dra. Gabriela Sousa. Nesta sessão de debate participaram:

 

  • Marta Temido (Administradora Hospitalar e Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde)
  • Heitor Costa (Diretor-geral da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica)
  • Alexandre Lourenço (Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares)
  • Rui Ivo (Presidente do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde)
  • Laranja Pontes (Presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto)
  • Tâmara Milagre (Federação de Associações de Doentes Oncológicos)

Num momento em que se discutia o acesso a medicamento inovadores de distribuição hospitalar, Alexandre Lourenço alertou inicialmente para as dificuldades de acesso para medicamentos maduros distribuídos ao nível das farmácias de oficina. Em relação aos medicamentos inovadores, afirmou que a premissa para uma discussão séria nesta área passa por assumir que o caminho contínuo e por tempo indefinido de crescimento dos preços dos medicamentos “inovadores” não é sustentável.  Esta questão é especialmente agravada peças dificuldades de financiamento, operacional e de investimento, e autonomia dos Hospitais. Assim, importa desenvolver estratégias que assegurem a) a inovação “que importa” é produzida; b) os doentes têm acesso à inovação; c) os sistemas de saúde são sustentáveis. Para desenvolver estas estratégias a APAH tem levado a cabo uma série de iniciativas entre as quais:

1. Innovation4: Gestão da Tecnologia Medicamento

Parceria entre APAH/WINNING Scientific Management e todos os participantes (doentes, médicos, farmacêuticos e gestores) que cocriaram todos estes conteúdos de forma ativa. O objetivo desta iniciativa foi identificar as soluções que respondam aos desafios atuais da gestão da Tecnologia Medicamento, sentando frente-a-frente os principais stakeholders em terreno neutro, para discutirem soluções win-win para todos, através de uma metodologia de problema-solving. O evento foi concretizado em formato non-conference, onde diferentes dinâmicas de brainstorming e problema-solving foram colocadas em prática. O Relatório Final será disponibilizado brevemente.

2. IX Fórum do Medicamento 
A realizar no dia 17 de novembro, a IX edição do Fórum do Medicamento irá abordar a partilha de riscos na promoção de resultados em saúde. Para tal conta com as participações de Claudio Jommi (Professor Associado de Gestão do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Novara, Itália), Modelos de pagamento para medicamentos inovadores na Europa
Pedro Pita Barros (Membro do Expert Panel on effective ways of investing in Health da Comissão Europeia) e Mark Van Houdenhoven (CEO do Sint Maartenskliniek Hospital, Holanda).

3. Programa Avançado na Gestão do Medicamento
É um programa de formação desenvolvido em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e aOrdem dos Farmacêuticos, dirigido a administradores hospitalares e gestores de serviços de saúde do setor público, privado e social; Farmacêuticos do setor hospitalar e comunitário; Diretores de serviços clínicos, chefes de serviço e outros profissionais do setor da saúde com interesse na gestão do circuito do medicamento.

4. Programa Avançado para a Liderança e Administração em Investigação em Saúde
É um programa de formação desenvolvido em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e o PtCRIN, dirigido administradores hospitalares e gestores de serviços de saúde que exerçam funções nas áreas de gestão da investigação e desenvolvimento científico e outros com interesse no desenvolvimento futuro destas funções.

 

Participaram ainda no programa do 14.º Congresso Nacional de Oncologia os Administradores Hospitalares Carlos Santos (IPO Coimbra) e Francisco Ramos (IPO Lisboa).

 

Mais informações sobre o 14.º Congresso Nacional de Oncologia aqui

 

Tags Clouds