• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Foto APAH + SPMI In noticia

Cuidados de Saúde de Proximidade em destaque em livro da SPMI e APAH

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna [SPMI] assinam, em parceria, o livro “Cuidados de Saúde de Proximidade – Um Roteiro para a Humanização e Integração”, cujo lançamento decorreu no dia 13 de novembro de 2021, no decurso da Reunião anual de Diretores de Serviço de Medicina Interna, em Peniche.

Com coordenação de João Araújo Correia [Presidente cessante da SPMI] e de Delfim Rodrigues [Vice-Presidente da APAH], o livro traz uma reflexão sobre como a medicina de proximidade e os cuidados integrados da doença crónica devem constituir-se objetivos primordiais dos Sistemas de Saúde atuais. Governação, modelos de prestação de cuidados, tecnologias e transformação digital, capital humano, financiamento ou resultados clínicos são alguns dos assuntos que estruturam o livro.

Na realidade, os desafios que enfrentamos como setor (por exemplo, as mudanças demográficas, o ritmo da inovação tecnológica, as mudanças nas expectativas dos utilizadores e a crescente pressão financeira) não podem ser respondidos somente por nós. A resposta aos desafios da atualidade requer que um Estado inteligente e uma ‘sociedade civil´ ativa se constituam como duas faces de um mesmo processo”, defende o presidente da APAH, Alexandre Lourenço, no editorial do livro.

As camas hospitalares são cada vez mais escassas, em relação às necessidades. E, não é preciso ir buscar a evidência desse facto à pandemia Covid-19. Ficamos a saber no final de 2018, que Portugal era o quinto país mais envelhecido do mundo, substituindo a Alemanha, numa lista liderada pelo Japão, a que se seguem a Itália, a Grécia e a Finlândia [PORDATA]”, destaca, por sua vez, o Presidente cessante da SPMI, João Araújo Correia, que assina o artigo intitulado “O Imperativo da Proximidade dos Cuidados de Saúde”, parte integrante do livro.

Embora já tenhamos alguns bons exemplos de resposta adequada aos Doentes Crónicos em Portugal [Unidades de Doentes Crónicos Complexos, Consultas Abertas de Patologias Específicas, etc.], eles não se têm disseminado pelo País. Este livro pretende incentivar a criação mais unidades de tratamento para os doentes crónicos, evitando o recurso ao Serviço de Urgência, associando a descrição dos modelos existentes com a visão dos administradores hospitalares, que possibilitará encontrar formas de financiamento adequadas. 

Com a chancela das Edições Almedina, “Cuidados de Saúde de Proximidade – Um Roteiro para a Humanização e Integração” trata-se de um livro que se dirige a estudantes, profissionais de saúde e administradores hospitalares e está disponível nas livrarias Almedina ou na Loja online aqui. Esta publicação contou com o apoio da Amgen, Novartis, Siemens Healthineers e Takeda,