• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Lançamento livro In noticia

APAH apresenta novo livro dedicado à “Transformação digital em saúde”

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] apresentou no passado dia 13 de dezembro, em Lisboa, o seu mais recente livro “Transformação digital em saúde – Contributos para a mudança“, uma obra inserida na coleção «Gestão em Saúde em Portugal” com a chancela das Edições Almedina.

Com coordenação de Teresa Magalhães, Professora na Escola Nacional de Saúde Pública [ENSP] e Coordenadora do Grupo de Trabalho para a Gestão de Informação em Saúde da APAH [GTGIS], “Transformação Digital em Saúde: Contributos para a Mudança” pretende ser um guia que incentiva a procura de soluções na área da saúde e ao mesmo tempo um espaço de partilha e de aprendizagem. A transformação digital é essencialmente uma transformação cultural, de mentalidades e de uma forma de estar na sociedade, percebendo o que podemos fazer para tornarmos melhor os nossos ambientes de trabalho e com quem nos relacionamos, tornando o sistema de saúde mais eficaz, mais eficiente, mais rápido, com mais qualidade e abrangência. Para este fim, o GTGIS contou com a participação de um largo conjunto de intervenientes do sistema de saúde desde os prestadores públicos e privados, as instituições governamentais na área da saúde, as ordens profissionais, as associações de doentes, a academia, as empresas de tecnologia e outras e também organizações internacionais como a OCDE, o Ministério da Saúde do Brasil e a Rede D’Or no Brasil.

Com Direção Técnica de Alexandra Santos [APAH], a coleção «Gestão em Saúde em Portugal» sistematiza a informação mais relevante para o bom desempenho das organizações de saúde e dos seus gestores. Com curadoria da APAH e a participação dos protagonistas e investigadores mais relevantes na área da saúde, esta linha editorial aborda temas como a prestação e integração de cuidados, modelos de financiamento, inovação tecnológica, transformação digital, investigação e diplomacia em saúde. “Transformação digital em saúde – Contributos para a mudança“, trata-se de um livro que se dirige a estudantes, profissionais de saúde e administradores hospitalares e estará disponível em pré-venda na Loja online da Editora Almedina AQUI. Esta publicação contou com o apoio das seguintes entidades parceiras: Amgen, Janssen, Merck, Microsoft, Novartis, Sanofi e Takeda.

Quando tudo é digital, a Saúde não pode ser uma exceção

afirmou o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, durante o lançamento do livro


 “… esta 4ª Revolução Industrial – que se convencionou chamar de revolução digital – distingue-se das anteriores pela combinação de dois fatores até aqui incompatíveis: Escala e Personalização. Pela primeira vez na história – e em resultado do avanço e maturidade tecnológicos – é hoje possível oferecer virtualmente a toda população um serviço de saúde de base tecnológica, que responde simultaneamente à especificidade concreta de cada indivíduo. A análise do potencial de interseção destas duas áreas [Tecnologia e Saúde] é tão relevante para o debate sobre o futuro da Saúde em geral e, concretamente, em Portugal. Não nos devemos abster de manter a nossa atenção focada nos desafios e nas oportunidades que o nosso sistema de Saúde enfrenta nesta era digital e que este Livro de alguma forma vem responder” defende o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, no editorial do livro.

Reveja os melhores momentos da cerimónia de apresentação e lançamento desta publicação no Canal APAH no YouTube.