• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
WHITE PAPER BI In noticia

Contributos para a implementação de um Business Intelligence na Saúde

A APAH promove, no próximo dia 12 de março, a partir das 09h00, no Teatro Thalia, a sessão pública “Contributos para a Implementação de um Business Intelligence no SNS”.

À medida que a “indústria” dos cuidados de saúde transita da gestão de dados de episódios individuais para uma perspetiva mais alargada de criação de valor nos cuidados, o sucesso é largamente definido pelo reforço dos resultados em Saúde. 

A atual tecnologia das ferramentas de Business Intelligence oferece aos sistemas de Saúde uma oportunidade de usar big data para melhorar efetivamente aspetos da prestação de cuidados ao utente.

Apesar de todos os benefícios que os dados provenientes dos registos clínicos eletrónicos apresentam, trazem também alguns desafios.

É inquestionável que as ferramentas de BI se posicionem como peças centrais no futuro dos cuidados de saúde, dado que será possível tratar ainda melhor os utentes, rentabilizando os recursos e melhorando os resultados em saúde. No então, é necessário equacionar os desafios inerentes à implementação de um BI considerando a complexidade das organizações, a quantidade de informação a tratar, os diferentes níveis de decisores e as diferentes áreas que produzem e necessitam dessa informação, afirma o presidente da APAH.

A sessão pública, que pretende discutir o que poderá ser uma estrutura de BI no SNS, vai revelar os resultados de um White Paper desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Gestão da Informação em Saúde, da APAH,
coordenado pela Prof.ª Doutora Teresa Magalhães.

Conheça o Programa e conheça o documento de trabalho que se encontra disponível aqui para download (através do registo de email).

Não perca a possibilidade de contribuir para esta discussão. A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia.

Este evento é uma iniciativa da APAH, com o apoio da farmacêutica Merck SA.