• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Comunicado 19 de janeiro In noticia

Comunicado | 9 de janeiro

Ao longo dia últimos meses, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) tem contribuído para o diálogo, conhecimento e geração de consensos. Desenvolvemos programas de formação, estudos e ferramentas de planeamento para responder à pandemia covid-19. Alertámos para a necessidade de mitigar os efeitos do redirecionamento de recursos sobre os doentes não-covid. Apresentámos propostas concretas baseadas na antecipação, planeamento e operacionalidade dos meios.

Neste início de 2021, enfrentamos uma situação de elevada gravidade ao nível da evolução da pandemia, colocando os serviços de saúde sob extrema pressão. Os tempos que se avizinham são de aumento das dificuldades para os serviços de saúde, para os seus profissionais e para os doentes.

Assim, apelamos ao sentido de responsabilidade de todos para garantir e adequar as respostas às necessidades extremas, e à redução do ruído, que apenas contribui para o alarme social e insegurança da população.

Da nossa parte, mantemos a total disponibilidade para colaborar com as autoridades, sabendo que cada administrador hospitalar fará tudo ao seu alcance para responder à gravidade do momento.

Lisboa, 9 de janeiro de 2021