A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] irá organizar, no próximo dia 17 de maio, a Sessão de Lançamento do Livro “GESTÃO EFICIENTE DO SANGUE DO DOENTE EM PORTUGAL”, que terá lugar no Centro de Cultura e Congressos, da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, com início às 17h45.
Esta publicação enquadra-se na linha editorial dedicada à “GESTÃO EM SAÚDE”, lançada pela APAH em parceria com a Editora Almedina em 2020. Com coordenação de Diana Paupério e Maria de Fátima Lima, esta obra reúne conceitos e metodologias, nacionais e internacionais, relacionadas com a boa gestão de sangue, partilha de práticas clínicas nacionais que visam servir de exemplo e de inspiração, e conta ainda com diferentes testemunhos, visões e contributos dos principais intervenientes neste processo.
Sendo a gestão de sangue, também conhecida como Patient Blood Management (PBM), um pilar essencial na boa gestão hospitalar e fundamental para a obtenção de mais e melhores resultados dos recursos disponíveis, com impacto na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e na garantia da segurança do doente, esta obra pretende ser um instrumento de trabalho e um manual de utilidade prática para todos os profissionais envolvidos nesta matéria.
O Patient Blood Management é um conceito relativamente recente, mas em constante evolução. Longe vão os tempos em que o PBM era sinónimo de Optimal Blood Use. A Society for the Advancement of Blood Management – SABM, em setembro de 2021, define PBM como «uma abordagem centrada no doente, sistemática, suportada pela evidência, com o objetivo de melhorar o outcome do doente através da preservação do seu sangue, promovendo simultaneamente a segurança e o envolvimento do doente».
O foco deste livro centrou-se na recuperação da verdadeira essência do PBM, olhando-o à luz da administração hospitalar, enfrentando os obstáculos e comprovando os seus benefícios, tornando a implementação do PBM mandatória, indissociável da qualidade e segurança, tão valorizadas nos cuidados de saúde.
Para além da apresentação da obra que ficará a cargo das coordenadoras, Diana Paupério e Maria Fátima Lima, o programa contará com uma Mesa-Redonda [18h20] que visa promover a análise e discussão da gestão eficiente do sangue e contribuir para uma clarificação do tema à luz da atualidade, constituída por Álvaro Beleza, Mário Chin e Sílvia Oliveira, como oradores, e António Robalo Nunes e José Aguiar, como moderadores da Sessão.
Conheça o Programa da Sessão.