A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Ordem dos Médicos, e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), preocupados com a falta de gestão efetiva dos recursos humanos disponíveis nos cuidados de saúde em Portugal, em particular da classe médica, e a necessidade urgente de encontrar as soluções adequadas, unem esforços e promoveram o estudo “FATORES DE DECISÃO NA CARREIRA MÉDICA“.
A iniciativa teve como objetivo compreender as motivações profissionais dos Médicos, o seu nível de satisfação em relação à sua atual situação e perspetivas futuras, bem com identificar os fatores que mais pesam na tomada de decisões sobre a sua carreira e percurso profissional. Pretendeu-se igualmente:
Os resultados do estudo “FATORES DE DECISÃO NA CARREIRA MÉDICA” foram apresentados publicamente no dia 13 de maio de 2022 no decurso da 10.ª Conferência de Valor da APAH.
O estudo, que contou com uma amostra de 2005 indivíduos de ambos os géneros, residentes em Portugal que tenham feito ou estejam a fazer Licenciatura/Mestrado Integrado em Medicina, teve uma margem de erro de 2,16% para um IC de 95%. A informação foi recolhida através de um questionário online, com perguntas fechadas, semi-fechadas e abertas, desenvolvido pela 2Logical e aprovado pela APAH, OM e ANEM. O trabalho de campo decorreu entre os dias 1 e 22 de abril de 2022.
Analisando os diferentes indicadores obtidos (relatório final), destacam-se o nível de insatisfação dos médicos a exercer no Sector Público, onde cerca de 67% dos respondentes indicam estar pouco ou nada satisfeitos. Em contrapartida, no Sector Privado apenas 16% dos respondentes estão nesta situação. Entre os principais motivos que geram esta insatisfação junto de quem exerce no SNS estão a remuneração base, a falta de recursos humanos e de equipamentos e ainda o excesso de doentes. Nos próximos 12 meses, menos de metade dos médicos que exercem unicamente no sector Público, afirmam querer manter a sua situação, contrariamente aos 78% dos trabalhadores que apenas exercem no sector Privado.
Para conhecer todos os resultados do estudo consulte o Relatório Final e a Infografia disponibilizados nesta noticia.