A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares apresentou no passado dia 18 de novembro, integrado na 14ª edição do FÓRUM DO MEDICAMENTO, os resultados do Estudo intercalar do “Index Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar“.
O “Index Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar“ é uma iniciativa APAH realizada com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Prof. Sofia de Oliveira Martins e que contou também, nesta edição, com o apoio da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.
O Estudo tem como principais objetivos determinar o nível de acesso ao medicamento hospitalar, analisar os modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados e ainda identificar as barreiras e/ou problemas existentes associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento.
Este estudo realiza-se bienalmente e em 2022, tratando-se de um ano intercalar, incidiu sobre pontos específicos identificados no Índex de 2021, como por exemplo: modelos de organização da Consulta Farmacêutica Hospitalar e modelos de funcionamento das Comissões de Farmácia e Terapêutica.
Conheça em detalhe todos os resultados do estudo intercalar da 2ª edição do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar” consultando o Relatório e a Infografia.
Assista aqui à apresentação dos resultados intercalares do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar” e ao debate feito na 14.ª edição do “Fórum do Medicamento“: