EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, Pavilhão 11, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt
AllCan ICHOM

APAH seleciona IPO do Porto para integrar projecto All.Can e ICHOM

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) vão marcar presença no evento de lançamento do estudo Improving Value in Cancer Care. A APAH apoia e promove a participação do IPO do Porto neste estudo internacional.

Trata-se de um estudo europeu promovido pelo Internacional Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) e pelo All.Can, que inclui a medição de resultados e de custos no cancro do pulmão e da mama, com o objetivo de compreender as variações existentes entre instituições e desenvolver estratégias de melhoria do valor criado com os cuidados de saúde prestados.

A representação das instituições será efetuada por uma equipa que traduz o caráter multidisciplinar do projeto e do tratamento da patologia oncológica, sendo constituída por: Marta Soares (Médica Orientadora da Clínica do Pulmão), Esmeralda Barreira (Enfermeira Coordenadora da Clínica do Pulmão), Marina Borges (Coordenadora do Outcomes Research Lab) e Miguel Lopes (Secretário Geral da APAH).

Entre todas todas instituições nacionais que cumpriam os requisitos mínimos, a APAH selecionou o IPO do Porto por ser o hospital melhor preparado para integrar o estudo. O IPO Porto vai implementar este projeto na Clínica do Pulmão já que permitirá “comparar o nosso desempenho com outras organizações, identificando oportunidades de melhoria, com o objetivo de aumentar os ganhos em saúde para os doentes e a eficiência na prestação de cuidados” (Dr. Laranja Pontes – Presidente do IPO Porto). O Dr. Francisco Rocha Gonçalves, vogal do Conselho de Administração do IPO Porto, refere que “se trata de uma oportunidade única para continuar a medir o valor criado na instituição, já que serão implementadas as práticas mais avançadas na avaliação de resultados em saúde”.

Com este projecto, a APAH pretende promover a adoção e a posterior disseminação de boas práticas na medição de resultados em saúde em Portugal.

 

O Estudo Improving Value in Cancer Care

A participação neste estudo decorre do projeto 3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro.

Conheça melhor este estudo e outras iniciativas da APAH aqui.

 

Tags Clouds