EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, Pavilhão 11, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt
Teresa Magalhaes (APAH)

Teresa Magalhães na 3rd eHealth Security Conference

Em representação da APAH, Teresa Magalhães participou na «3rd eHealth Security Conference – Segurança em eHealth – Proteção do Hospital do Futuro», realizada dia 15 de Novembro, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

Sendo que a utilização crescente de meios tecnológicos na área da saúde aumenta a exposição ao risco, foram apresentadas durante todo o dia boas práticas para adopção de medidas e mecanismos de proteção e segurança, bem como informação sobre disposições legais e regulamentares sobre este tema.Entre os tópicos abordados destacam-se: Partilha de Informação e Interoperabilidade, Segurança dos dispositivos médicos, e Tecnologias emergentes.

A administradora hospitalar Teresa Magalhães participou no painel “Collaboration, Communication, and Training for Cybersecurity in healthcare” e apontou algumas fragilidades ainda existentes no sistema de saúde por falta de comunicação efectiva entre profissionais e utentes, destacando a importância do consentimento informado. Destacou que a regulamentação da proteção de dados e a importância de envolver não só os profissionais de saúde mas também os profissionais de IT, os quais têm que estar mais presentes nos hospitais, bem como a necessidade de um maior investimento na cultura de gestão do risco. Neste evento Teresa Magalhães destacou o papel da Academia APAH disponibilizando importantes oportunidades de formação e da proposta de criação de um grupo de trabalho sobre gestão de informação

3rd eHealth Security Conference

Sob o mote «A segurança da informação é uma matéria de todos», a terceira conferência sobre segurança em eHealth (eSaúde) apostou num modelo de debate e conferências no âmbito da cibersegurança e das suas diferentes dimensões e níveis de ação.

Organizada pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, e pela ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação, a iniciativa contou com 600 inscrições e a participação de mais de 20 oradores, na sua maioria especialistas internacionais.

Em debate estarão temas relacionados com segurança de dispositivos médicos e tecnologias emergentes que suportam a eHealth, como: Cloud na Saúde, Smart Healthcare, provisões regulamentares para os hospitais, entre outros. O objetivo consiste em partilhar conhecimento, destacar medidas de segurança básicas e de notificação de incidentes e a adoção de boas práticas.

Em matéria de segurança das redes e da informação, a SPMS tem contribuído para promover a estratégia, quer a nível nacional, quer a nível europeu, fator decisivo para Portugal ser, em 2017, o país anfitrião da conferência anual da ENISA.

A Academia APAH

A Academia APAH é o Programa de Formação Contínua da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares destinado a proporcionar um vasto conjunto de cursos de atualização e desenvolvimento de conhecimentos e competências que, abrangem diversas áreas de especialização em gestão da saúde, estágios e visitas de estudo institucionais.

A Academia APAH desenvolve-se dentro do quadro do Diretório de Competências de Gestão em Saúde – Global Consortium for Healthcare Management Professionalization.

A Academia APAH conta com o Apoio Institucional do Ministério da Saúde.

Consulte as publicações técnicas disponibilizadas pela APAH