• +351 21 800 89 48 (chamada rede móvel nacional)
  • secretariado@apah.pt
Gestão Hospitalar In noticia

35 anos da Gestão Hospitalar

Desde o primeiro editorial, agora republicado, a GH é o “órgão de análise, divulgação e debate de toda a problemática de gestão de serviços de saúde”. Apesar de privilegiar a abordagem técnica do tema administração, a GH situa-se na “perspectiva sistémica, de forma a abranger os aspectos de condicionamento e interação entre o hospital e os serviços de saúde envolventes”. Apesar de ser a revista dos administradores hospitalares portugueses é “um espaço aberto à colaboração de todos os profissionais nos vários níveis da organização dos serviços de saúde”.

Eduardo Sá Ferreira, João Santos Cardoso, Raúl Moreno, João Urbano, Júlio Reis, José Carlos Lopes Martins e Jorge Varanda foram os elementos da primeira direção da APAH que editaram o primeiro número da GH em 1983. Figuras maiores da Gestão de Serviços de Saúde foram reconhecidos este ano como Sócios de Mérito da sua APAH.

Para esta edição especial de 35 anos, os antigos presidentes da APAH e diretores da GH, José Carlos Lopes Martins, Artur Morais Vaz, Jorge Varanda, Manuel Delgado e Pedro Lopes selecionaram artigos que marcaram o percurso da gestão de serviços de saúde nestes 35 anos.

Assim, contamos com artigos de, entre outros, Coriolano Ferreira, Caldeira da Silva, Meneses Correia, Janeiro da Costa, Margarida Bentes, Cats-Baril, Vasco Reis e João Urbano. Apesar de datados no tempo, muito destes artigos mantêm a pertinência do momento presente.

Desde a primeira hora, João Santos Cardoso, primeiro Diretor da GH (1983-1986), generosamente se disponibilizou a escrever o editorial desta edição comemorativa. Malogradamente, tal não foi possível dado o seu falecimento no passado mês de maio.

Esta edição especial da GH é dedicada à sua memória. António Correia de Campos, José António Meneses Correia, José Carlos Lopes Martins e Pedro Lopes partilham as suas recordações sobre este Homem de Liberdade.