EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351 21800 89 48
  • +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Improving Value in Cancer Care study

Improving Value in Cancer Care

O International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) e o All.Can encontram-se a desenvolver o estudo Improving Value in Cancer Care. A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) suporta a participação do Insituto Português de Oncologia do Porto neste estudo internacional.

A incidência crescente e a carga económica do cancro e a eficácia de seus tratamentos continuam sendo um problema permanente para todos os sistemas de saúde. A melhoria dos cuidados de saúde contra o cancro é prejudicada pela falta de dados transparentes e padronizados para permitir comparações em torno de custos, resultados e experiência do doente.

Este estudo prospectivo tem a duração de 12 meses para incentivar e capacitar uma comunidade de 20 hospitais de todo o mundo para medir o valor em saúde. No contexto deste projeto, o valor é definido pela razão entre os resultados importantes para os doentes e o seu custo. O estudo tem o mandato explícito para medir os resultados e os custos de forma padronizada, com foco no cancro do pulmão, a fim de permitir que a comunidade entenda a variabilidade da relação resultados e custos, possibilitando o desenvolvimento de  estratégias de melhoria.

O IPO Porto vai implementar este projeto na Clínica do Pulmão já que permitirá “comparar o nosso desempenho com outras organizações, identificando oportunidades de melhoria, com o objetivo de aumentar os ganhos em saúde para os doentes e a eficiência na prestação de cuidados” (Dr. Laranja Pontes – Presidente do IPO Porto). O Dr. Francisco Rocha Gonçalves, vogal do Conselho de Administração do IPO Porto, refere que “se trata de uma oportunidade única para continuar a medir o valor criado na instituição, já que serão implementadas as práticas mais avançadas na avaliação de resultados em saúde”.

Para a APAH, a participação do IPO Porto é uma excelente oportunidade para promover a adoção e a posterior disseminação de boas práticas na medição de resultados em saúde em Portugal.