NOVA IMS – Information Management School

Simulador de gestão na mudança em saúde
Simulador de Gestão da Mudança em Saúde

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH*: 300€
Mais de 3 inscrições por empresa: 300€ cada inscrição
Não Associados: 330€
* Entidades Parceiras

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Metodologia:

        • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Objetivo:

          • Planear para uma mudança efectiva
          • Cultura, Liderança e Motivação: factores centrais ou contextuais para a mudança
          • Métricas para aferir e diagnosticar o processo de mudança
          • Gerir a Mudança: simulação de projectos de mudança

Programa

      • Utilização de Simulador Avançado de Gestão da Mudança
Guilherme Martins Victorino
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS nas áreas de Marketing, Inovação e Gestão do Conhecimento e coordena duas Pós Graduações nas áreas da Saúde e Informações e Segurança. É ainda coordenador do curso de Design Thinking da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa tendo acompanhado alunos de doutoramento em processos de inovação disruptiva. Tem uma carreira de mais de 15 anos como responsável de marketing nos setores da Saúde, Media e Telecomunicações sendo formador certificado em Design Thinking e Change Management, tendo tido oportunidade de trabalhar novas abordagens à inovação e à gestão da mudança em empresas de referência em Portugal e no Brasil e EUA em desafios organizacionais específicos ao nível comercial, marketing, redesenho de processos e capacitação de recursos recorrendo a simuladores avançados.
big_data
Big Data For Healthcare Managers

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH*: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição
Não Associados: 660€
* Entidades Parceiras
Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Objetivos:

    • No final do Programa, os participantes deverão ser capazes de compreender e aplicar técnicas de Big Data Analytics.

Metodologia:

    • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa:

      • Conhecer quais os desafios do Big Data Analytics e as suas especificidades no contexto da estratégia empresarial;
      • Como melhor compreender os desafios da análise de grandes volumes de dados de tipologia estruturada, semiestruturada ou não estruturada;
      • Saber quais são os principais componentes tecnológicos do Big Data;
      • Entender quais são os requisitos de infraestrutura e de gestão de projeto necessários para implementar projetos bem-sucedidos de análise de dados.
Roberto Henriques
Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS)
Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS) onde é o coordenador do Mestrado em Gestão de Informação e Estatística, Mestrado em Gestão da Informação e European Master of Science in Information Systems Management. Tem o doutoramento em Gestão de Informação (NOVA), mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica e uma licenciatura em Engenharia Biofísica. Os seus interesses de investigação incluem a análise de dados geoespaciais e os sistemas de apoio à decisão, utilizando métodos de inteligência artificial e de data mining. O seu trabalho tem sido publicado em várias revistas e conferências internacionais de elevada qualidade. Tem realizado também vários projetos de investigação, incluindo a análise de marketing e CRM, gestão de clientes e de data mining.
Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 600€

Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

O seminário tem um cariz prático. Apoia-se numa apresentação de metodologias e iniciativas concretas para identificar e reduzir as readmissões, cuja implementação prática é analisada detalhadamente.

Programa:

  • Conhecer e discutir criticamente as principais noções e conceitos associados ao processo de planeamento e controlo de gestão
  • Conhecer e perceber as diferentes dimensões estratégicas que devem contribuir para um planeamento estratégico correto e adequado
  • Conhecer e desenvolver autonomamente a estruturação de um plano estratégico e os seus principais vetores de atuação
  • Perceber e desenvolver de forma autónoma e crítica o processo de contratualização externa e orçamentação numa unidade de saúde.
  • Conhecer e aplicar metodologias de controlo de gestão, ao nível do ciclo da receita, estrutura de custos e indicadores de desempenho.
  • Conhecer e aplicar as metodologias de contratualização interna
José Carlos Ferreira Caiado
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS
Licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISG em (1991) e frequência em diversos cursos de especialização em Gestão. Desempenha actualmente o cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE ( Sta Maria e Pulido Valente), tendo sido anteriormente Vogal Executivo do Hospital Fernando da Fonseca, EPE, Vogal do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde e Vogal Executivo do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde. Desempenhou igualmente, a título de exemplo, o cargo de Adjunto da Unidade de Missão dos Hospitais SA, para a área do Planeamento e Controlo de Gestão e foi Director Financeiro durante mais de 10 anos em empresas privadas no sector dos Transportes.
Marketing de Serviços de Saúde e o Novo Cliente em Saúde

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 600€

Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

O seminário tem um cariz prático. Apoia-se numa apresentação de metodologias e iniciativas concretas para identificar e reduzir as readmissões, cuja implementação prática é analisada detalhadamente.

Programa:

  • Análise da Envolvente de Marketing nas Organizações de Saúde;
  • Determinantes de um novo consumidor em Saúde: Informação, Acesso e Expectativas;
  • Estratégias de Marketing face a um novo ambiente competitivo;
  • Conceitos Fundamentais do Marketing de Serviços na Saúde Marketing Mix: O Produto de Saúde, Política de Distribuição, Política de Preço e a Comunicação Integrada de Marketing nas organizações de saúde;
  • O Valor da Marca e a Importância dos ativos Intangíveis como vector estratégico na gestão em saúde;
  • “Momentos de Verdade” na Gestão dos Serviços de Saúde
  • A Satisfação do Utente/Cliente como Indicador de Desempenho da Gestão Hospitalar.
Guilherme Martins Victorino
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS nas áreas de Marketing, Inovação e Gestão do Conhecimento e coordena duas Pós Graduações nas áreas da Saúde e Informações e Segurança. É ainda coordenador do curso de Design Thinking da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa tendo acompanhado alunos de doutoramento em processos de inovação disruptiva. Tem uma carreira de mais de 15 anos como responsável de marketing nos setores da Saúde, Media e Telecomunicações sendo formador certificado em Design Thinking e Change Management, tendo tido oportunidade de trabalhar novas abordagens à inovação e à gestão da mudança em empresas de referência em Portugal e no Brasil e EUA em desafios organizacionais específicos ao nível comercial, marketing, redesenho de processos e capacitação de recursos recorrendo a simuladores avançados.
Liderança e Gestão de Pessoas

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 600€

Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

O seminário tem um cariz prático. Apoia-se numa apresentação de metodologias e iniciativas concretas para identificar e reduzir as readmissões, cuja implementação prática é analisada detalhadamente.

Programa:

  • Discutir criticamente as principais noções e conceitos associados aos temas da Liderança;
  • Evidenciar espírito crítico associado à Liderança, na linha do conteúdo da Unidade Curricular;
  • Estar habilitado a discutir “como Motivar uma equipa”, na linha do conteúdo da Unidade Curricular;
  • Adquirir sensibilidade relativamente ao impacto na gestão de Pessoas, atribuída à Motivação e aos diversos tipos de Liderança;
  • Estar habilitado a efectuar pesquisa nas áreas da Motivação e Liderança que lhe permitam autonomia na construção de propostas;
  • Ficar a compreender o impacto da cultura organizacional e a sua relação/interdependência, com a gestão de RH.
José Guilherme Bleck
Docente Convidado na Nova IMS
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela ESOCT/ISLA. Tem formação complementar na Universidade Católica, no INDEG/ISCTE e no CIFAG, sendo também diplomado em vários questionários de personalidade e ainda possui formação pedagógica de formadores. Desenvolveu funções na área de RH e gestão, como Diretor e Administrador na FISIPE, BASF, ATLAS COPCO, TETRA PAK PORTUGAL, TETRA PAK IBERIA, VICTORIA SEGUROS, TRANQUILIDADE, ACCENTURE e MINISTÉRIO DA SAÚDE. Atualmente, desenvolve projetos de consultoria em diversas consultoras e é professor convidado da NOVA IMS. Membro fundador da BESIDE. Sócio da APG desde 1977 e membro da ACEG, desde 2012. Desenvolve também atividades em regime de voluntariado.
Business Intelligence for Healthcare

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH*: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição
Não Associados: 660€
* Entidades Parceiras

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Objetivos:

O principal objectivo consiste em transmitir o conhecimento relacionado com as capacidades de apoio à decisão potenciadas pela utilização de processos de Business Intelligence e das Data Warehouses de suporte no campo da Business Analytics e Performance Management.

Metodologia:

O seminário tem um cariz prático. Apoia-se numa apresentação de metodologias e iniciativas concretas para identificar e reduzir as readmissões, cuja implementação prática é analisada detalhadamente.

Programa:

  • Business Analytics e Visualização de Dados
  • Data, Text e Web Mining
  • Business Performance Management
Roberto Henriques
Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS)
Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS) onde é o coordenador do Mestrado em Gestão de Informação e Estatística, Mestrado em Gestão da Informação e European Master of Science in Information Systems Management. Tem o doutoramento em Gestão de Informação (NOVA), mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica e uma licenciatura em Engenharia Biofísica. Os seus interesses de investigação incluem a análise de dados geoespaciais e os sistemas de apoio à decisão, utilizando métodos de inteligência artificial e de data mining. O seu trabalho tem sido publicado em várias revistas e conferências internacionais de elevada qualidade. Tem realizado também vários projetos de investigação, incluindo a análise de marketing e CRM, gestão de clientes e de data mining.
Deep Dive Design Thinking e Inovação em Saúde
Deep Dive Design Thinking e Inovação em Saúde

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores Hospitalares e outros profissionais de saúde.

Duração:

Carga horária de 24 horas:

  • 1º dia | 18h – 22h
  • 2º dia | 09h – 18h
  • 3º dia  | 18h – 22h
  • 4º dia  | 09h – 18h

Preço:

Sócios APAH*: 900€
Mais de 3 inscrições por empresa: 900€ cada inscrição
Não Associados: 990€
* Entidades Parceiras

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Metodologia:

        • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Objetivo:

      • Incorporar o Design Thinking na cultura das organizações e nas suas atividades profissionais.

Programa

      • Explicar os métodos, processos e aspectos-chave do pensamento de design;
      • Investigar problemas, desenvolver métodos de pesquisa qualitativa e sintetizar resultados como plataforma para criar soluções;
      • Desenvolver uma compreensão mais profunda e mais holística dos clientes e das suas necessidades, motivações e comportamentos;
      • Participar e liderar processos de inovação num ambiente colaborativo em equipas multidisciplinares;
      • Dominar o pensamento criativo e a resolução de problemas, aprendendo com o fracasso.
Guilherme Martins Victorino
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS nas áreas de Marketing, Inovação e Gestão do Conhecimento e coordena duas Pós Graduações nas áreas da Saúde e Informações e Segurança. É ainda coordenador do curso de Design Thinking da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa tendo acompanhado alunos de doutoramento em processos de inovação disruptiva. Tem uma carreira de mais de 15 anos como responsável de marketing nos setores da Saúde, Media e Telecomunicações sendo formador certificado em Design Thinking e Change Management, tendo tido oportunidade de trabalhar novas abordagens à inovação e à gestão da mudança em empresas de referência em Portugal e no Brasil e EUA em desafios organizacionais específicos ao nível comercial, marketing, redesenho de processos e capacitação de recursos recorrendo a simuladores avançados.