Kaizen Institute

Workshop Problem Solving
Workshop Problem Solving

Local:

Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Aveiro

Entidade:

Kaizen Institute Portugal

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH*: 400€
Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
Não Associados: 440€
* Entidades Parceiras

Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Objetivos:

    • Ensinar a organizar a gestão de projetos através da ferramenta A3;
    • Entender como executar Kaizen Events e usar o A3 thinking;
    • Conhecer casos de sucesso na implementação de uma cultura de Melhoria Contínua.

Programa:

      • Fundamentos e Princípios Kaizen;
      • KBS: Kaizen Business System;
      • Breakthrough  Kaizen:
          • Mission Control
          • Kaizen Events
      • A3 de 9 passos;
      • Exercícios de simulação/Casos práticos.

Metodologia:

    • A3 de 9 passos.

Ana Matos
Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal
Mestre em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal com experiência na implementação de Daily Kaizen e Project Kaizen em diferentes tipos de organizações: Áreas administrativas e Serviços, Saúde e Retalho. Participou em projetos utilizando a metodologia TSM (Total Service Management) através da melhoria do Fluxo de Informação, Workflow Logístico, Qualidade e Experiência do cliente.
Kaizen Leadership
Kaizen Leadership

Entidade:

Kaizen Institute Portugal

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH*: 200€
Mais de 3 inscrições por empresa: 200€ cada inscrição
Não Associados: 220€
* Entidades Parceiras

Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Objetivos:

    • Melhorar o desempenho das equipas de gestão e atingir as Metas Estratégicas;
    • Aprender quais os comportamentos e sistemas de gestão necessários para uma boa implementação e monitorização das equipas;
    • Partilhar as melhores práticas de melhoria contínua, ao nível das equipas de Gestores e Quadros, para garantir o bom desempenho das equipas operacionais.

Programa:

      • Kaizen e Kaizen Business System;
      • Principio Kaizen Lean;
      • Kaizen Change Model:
  • Apresentação do Modelo KCM
  • Papel da liderança
    • Leaders Kaizen Planning;
    • Management Development Program:
  • Learning to see
  • Setting the targets
  • Leading the change
  • Improving the targets
  • Exercícios de simulação/Casos práticos.

Metodologia:

    • Leaders’ Kaizen.

Ana Matos
Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal
Mestre em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal com experiência na implementação de Daily Kaizen e Project Kaizen em diferentes tipos de organizações: Áreas administrativas e Serviços, Saúde e Retalho. Participou em projetos utilizando a metodologia TSM (Total Service Management) através da melhoria do Fluxo de Informação, Workflow Logístico, Qualidade e Experiência do cliente.
Workshop Suppy Chain
Workshop Supply Chain

Local:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Entidade:

Kaizen Institute Portugal

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH*: 400€
Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
Não Associados: 440€
* Entidades Parceiras

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Metodologia:

        • Value Stream Mapping.

Objetivo:

          • Atingir as oportunidades de melhoria:
            • Aumento de produtividade;
            • Redução de Stock intermédio;
            • Redução de custos com os meios de movimentação.

Programa

      • Princípios e Fundamentos Kaizen;
      • Value Stream Mapping;
      • Mapeamento do fluxo de material e de informação do fluxo do medicamento (desde a compra até à utilização);
      • Ferramentas para criação de fluxo.

Dinamizadora do Hospital:

    • Sandra Sousa
Ana Matos
Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal
Mestre em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal com experiência na implementação de Daily Kaizen e Project Kaizen em diferentes tipos de organizações: Áreas administrativas e Serviços, Saúde e Retalho. Participou em projetos utilizando a metodologia TSM (Total Service Management) através da melhoria do Fluxo de Informação, Workflow Logístico, Qualidade e Experiência do cliente.
Workshop Office Standard Work

Entidade:

Kaizen Institute Portugal

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 400€
Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

    • Selecionar a atividade a melhorar e definir um objetivo;
    • Estudar o trabalho, recolhendo tempos e identificando os desperdícios;
    • Definir soluções de melhoria e implementá-las;
    • Normalizar as melhorias implementadas;
    • Treinar os colaboradores nos novos standards.

Objetivos:

    • Melhorar a produtividade dos colaboradores através da eliminação dos desperdícios na realização das tarefas;
    • Redução da variabilidade.

Programa:

    • Atingir as oportunidades de melhorias:
  • Tempo de Trabalho com perdas de tempo e dificuldades várias;
  • Necessidade de reduzir esforço e aumentar Produtividade;
  • Layout e posto de trabalho não racionalizados;
  • Trabalho nunca foi medido nem quantificado (não existe tempo padrão racionalizado);
  • Elevada variabilidade dos processos.

Dinamizador do Hospital:

Workshop SMED: Single Minute Exchange of Die

Entidade:

Kaizen Institute Portugal

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 400€
Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

    • Mapa Situação Inicial Quantificado;
    • Oportunidades de Eliminação de Desperdício;
    • Mapa de Visão de Melhoria;
    • Lista de Workshops;
    • Plano de Implementação;
    • Calculo ROI.

Objetivos:

    • Redução do Tempo de Setup;
    • Aumento da eficiência;
    • Redução de Leadtime de Processo.

Programa:

    • Atingir as oportunidades de melhorias:
  • Tempo de Setup muito demorado;
  • É um motivo de perda de Rendimento importante.
  • Trabalho de Setup nunca foi melhorado nem quantificado;
  • Ferramentas e Equipamento não preparados para mudança rápida;
  • Muito retrabalho após Setup.

Dinamizador do Hospital:

Workshop Layout Armazém | Warehouse Design

Local:

Hospital São João – Armazém

Entidade:

Kaizen Institute Portugal

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 400€
Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Objetivos:

    • Melhoria da Produtividade;
    • Visibilidade das operações;
    • Redução de espaço ocupado;
    • Redução do nível de stock/inventário;
    • Melhoria do nível de serviço.

Metodologia:

      • Análise da situação inicial;
      • Desenho do armazém segundo os Princípios Kaizen de Armazenagem:
        • Por Família de Produto e Rotação;
        • Localização Fixa por Referência;
        • Layout Flexível;
        • Normalização e Gestão Visual;
        • Controlo da Operação (KD);
        • Sistema de Controlo de Erros;
        • Acessibilidade, Ergonomia e Segurança.
        • Implementação do desenho definido.

Programa:

Atingir as oportunidades de melhoria:

  • Movimentação em vazio de transporte logístico;
  • Falta de espaço de armazenagem;
  • Excesso de stock.
  • Dinamizador do Hospital:

    WORKSHOP PROGRAMA INTRODUÇÃO À MELHORIA CONTÍNUA(PIMC)
    Workshop Programa Introdução à Melhoria Contínua(PIMC)

    Local:

    Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Penafiel

    Kaizen Institute

    A quem se dirige:

    Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

    Preço:

    Sócios APAH: 400€
    Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
    Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

    Datas:

    Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

    Objetivos

      •  Reduzir o lead time do processo;
      • Aumentar a Produtividade;
      •  Diminuir o nº de erros;
      •  Reduzir os custos;
      •  Melhorar o Serviço ao Cliente (Interno ou Externo);
      •  Aumentar a Motivação dos Colaboradores.

    Programa

    •  Admissão e marcação de ato médico: processo desde que um doente chega à Consulta para fazer uma consulta até ao momento em que sai e marca um novo ato médico.
    •  Pedido de realização de MCDT’s ao exterior.

    Metodologia

    • Selecionar, Definir e Caracterizar o Processo;
    • Definir Objetivo de Melhoria;
    • Mapear o Processo – Situação Atual e Tempos;
    • Identificar Oportunidades e Selecionar Melhorias;
    • Mapear o Processos – Situação Futura;
    • Elaborar o Plano de Ações;
    • Verificar a Implementação da Solução.

     

     

    Ana Matos
    Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal
    Mestre em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Senior Consultant no Kaizen Institute Portugal com experiência na implementação de Daily Kaizen e Project Kaizen em diferentes tipos de organizações: Áreas administrativas e Serviços, Saúde e Retalho. Participou em projetos utilizando a metodologia TSM (Total Service Management) através da melhoria do Fluxo de Informação, Workflow Logístico, Qualidade e Experiência do cliente.