Católica Lisbon School of Business & Economics

Contabilidade e Finanças para não financeiros
Contabilidade e Finanças para não financeiros

Local:

Católica Lisbon School of Business & Economics

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

 

Preço:

Sócios APAH*: 525€
Mais de 3 inscrições por grupo: 525€ cada inscrição.
Não Associados: 575€
* Entidades Parceiras

Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de inferir pela análise dos Relatórios e Contas;
  • Estudar os principais mapas financeiros;
  • Apresentar os indicadores de rentabilidade e de endividamento
  • Clarificar a terminologia e os conceitos utilizados pelos “financeiros”, permitindo assim um diálogo mais fácil com importantes setores da empresa e do mercado.
  • Focar questões particularmente relevantes para a avaliação e acompanhamento da performance das diversas unidades hospitalares.

Metodologia:

Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa:

Análise económico-financeira

    • As regras nacionais e internacionais de reporte financeiro.
    • Os principais mapas financeiros: Balanço; Demonstração de Resultados e Demonstração dos Fluxos de Caixa.
    • Terminologia financeira essencial, conceitos e princípios.
    • Valorimetria de ativos e passivos e respetivo impacto nos mapas financeiros
    • Análise da performance. Rácios de rentabilidade
    • Opções de financiamento. Rácios de endividamento
    • Variações de Capital Próprio
    • Análise económico-financeira de um grupo hospitalar
      • Estrutura do Relatório e Contas.
      • Análise de Balanço: composição, estrutura de ativos e de passivos e capitais próprios, rácios de endividamento. Leitura complementar de notas anexas.
      • Análise de Demonstração de Resultados: composição, estrutura de rendimentos e de gastos. Análise de Resultados (EBITDA, EBIT, RAI e RL). Leitura complementar de notas anexas.
      • Breve análise da Demonstração de Fluxos de Caixa.
      • Análise por segmento.

 

Contabilidade de gestão e avaliação de performance

    • Avaliação de performance
      • Rendimentos e gastos diretos
      • Definição de critérios de alocação de custos indiretos

 

  • Tomada de decisão
    • Seleção de informação relevante para facilitar a tomada de decisão (custos e rendimentos relevantes e de oportunidade)
    • Decisões sobre a utilização mais eficaz e eficiente de recursos escassos o Decisões de preço de curto prazo
    • Decisões de outsourcing ou produção interna
    • Decisões específicas quanto a um cliente/fornecedor; decisões de continuar/descontinuar uma unidade de negócio
    • Decisões de aquisição de equipamento ou de upgrade do equipamento existente.

Cristina Neto de Carvalho
Doutorada em Contabilidade e Finanças pela CATÓLICA-LISBON
Onde é coordenadora do "PCF - Programa de Contabilidade e Finanças para não Financeiros". Leciona " Contabilidade Financeira" no The Lisbon MBA, "Financial Reporting" nos Masters of Science e "Corporate Governance" no Master Law & Business. Mestre em Gestão (UNL) e Licenciada em Economia (CATÓLICA-LISBON). Representante da Universidade Católica Portuguesa no Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística.
Sofia Pereira
Diretora Executiva do CEA e Managing Partner da empresa SQUARE Portugal
Onde leciona Contabilidade de Custo e Avaliação Económico – Financeira nas Licenciaturas em Gestão e Economia. Licenciada em Gestão pela CATÓLICA-LISBON, integrou os departamentos financeiros da Procter & Gamble, Benckiser e PepsiCo. É também managing partner da empresa SQUARE Portugal.
Avaliação de Projetos de Investimento
Avaliação de Projetos de Investimento

As oportunidades de investimento têm de ser criteriosamente escolhidas para que não haja perda de valor e de competitividade nas empresas. É por isso fundamental que se perceba quais são as variáveis importantes na sua análise.

Local:

Católica Lisbon School of Business & Economics

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 400€
Mais de 3 inscrições por empresa: 400€ cada inscrição
Não Associados: 440€
* Entidades Parceiras

Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

    • O seminário tem uma componente muito prática. Os conceitos teóricos são introduzidos e imediatamente aplicados, através de diversos casos destinados a ilustrar a matéria dada.

Objetivos:

    • Abordar os principais aspetos da avaliação de projetos, desenvolvendo os métodos de análise mais utilizados;
    • Compreender a especial importância do Valor Atual Líquido, medida de criação de valor;
    • Proceder a estimativa dos fluxos de caixa relevantes para a tomada de decisão e do custo de oportunidade do capital, salientando-se também toda a problemática da análise de risco e de sensibilidade;
    • Analisar casos de escolha entre diferentes equipamentos.

Programa:

    • Conceito de valor:
      • Introdução e terminologia
      • Capitalização e atualização
    • Principais métodos de análise:
      • Valor Atual Líquido
      • Taxa interna de Rentabilidade
      • Período de recuperação
    • Custo equivalente anual: escolha de equipamentos
      • Cash flows relevantes:
        • Investimento em capital fixo
        • Cash flow operacional
        • Investimento em fundo de maneio
    • Custo de oportunidade do capital:
      • Rentabilidade e risco: CAPM
      • Custo médio ponderado do capital
  • Análise de sensibilidade
Sílvia Cortês
Professora Auxiliar Convidada da CATÓLICA-LISBON e coordenadora do "PCF - Programa de Contabilidade e Finanças para Não Financeiros".
Licenciada em Economia pela CATÓLICA-LISBON e MBA pela UNL. É Professora Auxiliar Convidada da CATÓLICA-LISBON, onde é coordenadora do "PCF - Programa de Contabilidade e Finanças para Não Financeiros". Leciona "Contabilidade Financeira" e "Iniciativa Empresarial" na licenciatura em Gestão, "Entrepreneurship & Business Plan" nos Masters of Science, e “Contabilidade Financeira”, “Análise Económica e Financeira” e “Análise de Decisões de Investimento” nos Programas para Executivos. Foi risk analyst do Citibank. É partner da TEAM, Lda.
Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão

Local:

Católica Lisbon School of Business & Economics

Preço:

Sócios APAH: 525€

Mais de 3 inscrições por empresa: 525€ cada inscrição

Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Objetivos:

  • Conferir aos participantes uma abordagem conceptual e aplicacional do “Balanced Scorecard” enquanto instrumento de controlo nas organizações  e contextualizar a estratégica do processo de controlo;
  • Reforçar a sensibilidade dos participantes para a natureza interativa do processo de estabelecimento e prossecução de objetivos globais e individuais;
  • Conhecer qual é o papel a desempenhar pelos sistemas de informação de Gestão na perspetiva da sua monitorização e controlo.

Metodologia:

Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa

  • Incerteza, Planeamento e Controlo: O ciclo da gestão moderna; Breve resenha da evolução histórica dos modelos de planeamento e controlo.
  • Planeamento: Processo de planeamento; Planeamento estratégico vs planeamento operacional; Planeamento estratégico, gestão estratégica e pensamento estratégico; Goal-setting.
  • Planeamento, Controlo e Sistemas de Informação: Modelos de reporting; O papel da(s) contabilidade(s) financeira e de gestão.
  • Orçamentalogia: Tipos de orçamentação; Metodologia de preparação.
  • Controle Orçamental: O orçamento flexível; Análise de desvios.
  • Modernos modelos de controlo de gestão: As limitações da informação financeira; Modelos de controlo estratégico; The state of the art: Balanced Scorecard; Análise comparativa
  • Planeamento e Controlo Estratégicos: Caracterização da situação atual; Tendências e perspetivas
Paulo Pardal
Professor Auxiliar Convidado na Universidade Católica Portuguesa, Consultor do Banco Mundial e Presidente do grupo EUROGEST
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, onde é Professor Auxiliar Convidado. Leciona nos programas de M.B.A., MSc (Master of Science), na licenciatura em Gestão de Empresas e nos programas de Formação de Executivos. Coordenador do PCG - Programa de Performance e Controlo de Gestão. M.B.A. (U.L). Consultor do Banco Mundial. Presidente do grupo EUROGEST, com atividade nos setores de Consultadoria em Gestão e Formação Profissional.
Compras Públicas

Uma abordagem estratégica para uma melhor administração hospitalar.

Local:

Católica Lisbon School of Business & Economics

A quem se dirige:

Administradores Hospitalares e outros profissionais de saúde.

Preço:

Sócios APAH: 525€
Mais de 3 inscrições por empresa: 525€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

Este seminário apresentará numa visão integradora e estratégica das compras públicas como instrumento de boa administração. A ligação com o Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP) e com as dimensões legais e processuais a nível macro serão objeto de análise e trabalho.

Objetivos

  • Abordar a forma como se articula uma compra centralizada, com enfoque nos processos de controlo e no planeamento de compra, bem como na execução dos contratos.
  • Saber fazer uma gestão operacional e estratégica.

Programa

  • Compras: perspetiva holística de um Conselho de Administração .
  • Compras: aspetos legais.
  • Procurement.
  • Compras: aspetos do futuro Código dos Contratos Públicos (CCP).
  • Execução dos contratos.
  • Aquisições e gestão estratégica das organizações.

 

Henrique Martins
Professor Convidado da Faculdade de Ciências da Saúde; Médico Especialista em Medicina Interna no Hospital Fernando Fonseca; Presidente do Conselho de Administração da SPMS
Doutorado em Gestão pela Universidade de Cambridge, Mestrado em HIV/SIDA pela Universidade de Barcelona e Licenciado em Medicina pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Convidado da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, onde leciona o Seminário de Liderança e Gestão para estudantes de Medicina. Médico Especialista em Medicina Interna no Hospital Fernando Fonseca. É Presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE. Coordenador dos Programas na área da Saúde da CATÓLICA-LISBON, onde é Professor Auxiliar Convidado.
Francisco Velez Roxo
Professor Auxiliar Convidado e Administrador de Unidades de Saúde do SNS
Mestre em Comunicação Educacional Multimédia e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (UTL), Pós-Graduado pelo ITP (International Teachers Program) e diplomado em cursos de Gestão por várias Business Schools Internacionais (IMD, Insead, Columbia University, Harvard Business School, HE CParis e IESE ). Coordenador de Programas na área da Saúde da CATÓLICA-LISBON , onde é Professor Auxiliar Convidado. Administrador de Unidades de Saúde do SNS. Foi Administrador da SIBS e da Unicre.