Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão

Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão

Informação do Curso

Local:

Católica Lisbon School of Business & Economics

Preço:

Sócios APAH: 525€

Mais de 3 inscrições por empresa: 525€ cada inscrição

Valor Acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Objetivos:

  • Conferir aos participantes uma abordagem conceptual e aplicacional do “Balanced Scorecard” enquanto instrumento de controlo nas organizações  e contextualizar a estratégica do processo de controlo;
  • Reforçar a sensibilidade dos participantes para a natureza interativa do processo de estabelecimento e prossecução de objetivos globais e individuais;
  • Conhecer qual é o papel a desempenhar pelos sistemas de informação de Gestão na perspetiva da sua monitorização e controlo.

Metodologia:

Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa

  • Incerteza, Planeamento e Controlo: O ciclo da gestão moderna; Breve resenha da evolução histórica dos modelos de planeamento e controlo.
  • Planeamento: Processo de planeamento; Planeamento estratégico vs planeamento operacional; Planeamento estratégico, gestão estratégica e pensamento estratégico; Goal-setting.
  • Planeamento, Controlo e Sistemas de Informação: Modelos de reporting; O papel da(s) contabilidade(s) financeira e de gestão.
  • Orçamentalogia: Tipos de orçamentação; Metodologia de preparação.
  • Controle Orçamental: O orçamento flexível; Análise de desvios.
  • Modernos modelos de controlo de gestão: As limitações da informação financeira; Modelos de controlo estratégico; The state of the art: Balanced Scorecard; Análise comparativa
  • Planeamento e Controlo Estratégicos: Caracterização da situação atual; Tendências e perspetivas
Paulo Pardal
Professor Auxiliar Convidado na Universidade Católica Portuguesa, Consultor do Banco Mundial e Presidente do grupo EUROGEST
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, onde é Professor Auxiliar Convidado. Leciona nos programas de M.B.A., MSc (Master of Science), na licenciatura em Gestão de Empresas e nos programas de Formação de Executivos. Coordenador do PCG - Programa de Performance e Controlo de Gestão. M.B.A. (U.L). Consultor do Banco Mundial. Presidente do grupo EUROGEST, com atividade nos setores de Consultadoria em Gestão e Formação Profissional.