Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde

Planeamento e Controlo de Gestão em Organizações de Saúde

Informação do Curso

Local:

Nova IMS – NOVA Information Management School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 600€

Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

O seminário tem um cariz prático. Apoia-se numa apresentação de metodologias e iniciativas concretas para identificar e reduzir as readmissões, cuja implementação prática é analisada detalhadamente.

Programa:

  • Conhecer e discutir criticamente as principais noções e conceitos associados ao processo de planeamento e controlo de gestão
  • Conhecer e perceber as diferentes dimensões estratégicas que devem contribuir para um planeamento estratégico correto e adequado
  • Conhecer e desenvolver autonomamente a estruturação de um plano estratégico e os seus principais vetores de atuação
  • Perceber e desenvolver de forma autónoma e crítica o processo de contratualização externa e orçamentação numa unidade de saúde.
  • Conhecer e aplicar metodologias de controlo de gestão, ao nível do ciclo da receita, estrutura de custos e indicadores de desempenho.
  • Conhecer e aplicar as metodologias de contratualização interna
José Carlos Ferreira Caiado
Professor auxiliar convidado na NOVA IMS
Licenciado em Gestão de Empresas, pelo ISG em (1991) e frequência em diversos cursos de especialização em Gestão. Desempenha actualmente o cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE ( Sta Maria e Pulido Valente), tendo sido anteriormente Vogal Executivo do Hospital Fernando da Fonseca, EPE, Vogal do Conselho Directivo da Administração Central do Sistema de Saúde e Vogal Executivo do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde. Desempenhou igualmente, a título de exemplo, o cargo de Adjunto da Unidade de Missão dos Hospitais SA, para a área do Planeamento e Controlo de Gestão e foi Director Financeiro durante mais de 10 anos em empresas privadas no sector dos Transportes.