Gestão e Controlo da Performance em Instituições de Saúde

Gestão e Controlo da Performance em Instituições de Saúde

Informação do Curso

As exigências de gestão das instituições de saúde são cada vez maiores. Por um lado, as pressões externas tendentes ao aumento de custos são evidentes, nomeadamente, novas tecnologias, aumento do número de pessoas com doenças crónicas, pressões politicas, dos pacientes, das associações de doentes e dos media. Do outro lado estão as limitações financeiras. Estas forças em direções opostas criam verdadeiros desafios às administrações das instituições de saúde.

Local:

ISEG Universidade de Lisboa

Preço:

Sócios APAH: 500€
Mais de 3 inscrições por empresa: 500€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

A quem se dirige:

Dirigentes executivos de instituições de saúde, em particular, de âmbito hospitalar.

Objetivo:

Dotar os participantes de uma visão integrada da gestão ao nível da estratégia, planeamento e controlo para que as organizações deste setor alcancem os seus objetivos estratégicos e correntes.

Metodologia:

Exposições teóricas, case studies em grupo e discutidos em plenário

Programa:

    • Controlo de gestão, gestão estratégica das organizações e performance.
      • Sistemas de custeio tradicionais vs sistemas de custeio baseado nas atividades.
        • Compreender os custos da organização para poder tomar decisão racionais.
          • O ciclo de planeamento, orçamentação e controlo.
          • Descentralização e centros de responsabilidade.
          • Avaliação da Performance dos centros de responsabilidade.
          • Utilização de Scorecards e Benchmarking.
João Carvalho das Neves
Professor catedrático em gestão, ISEG Universidade de Lisboa.
Professor catedrático em gestão, ISEG Universidade de Lisboa e professor convidado em gestão e administração da saúde, ISCSP da Universidade de Lisboa. Foi presidente da Administração Central do Sistema de Saúde de 2011 a 2014. Para além de professor em finanças e gestão, pratica Mindfulness e QiGong desde 2000. É instrutor de Qi-Gong acreditado pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa em Lisboa e Qualified Teacher em Mindfulness para Redução do Stress pelo Instituto de Mindfulness da School of Medicine, University of California in San Diego. Participou no Mindful Leadership Summit em 2016 e frequentou o Search Inside Yourself (SIY) em 2016, programa de Mindfulness em contexto empresarial desenvolvido pela Google utilizando os resultados recentes da investigação em neurociência e Mindfulness.
António Samagaio
Professor auxiliar do ISEG Universidade de Lisboa
Professor auxiliar do ISEG Universidade de Lisboa e revisor oficial de contas. Doutorado em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa. Leciona planeamento e controlo de gestão, auditoria financeira e contabilidade analítica.
Sofia Lourenço
Professor auxiliar do ISEG Universidade de Lisboa
Professor auxiliar do ISEG Universidade de Lisboa. Doutorada em Business Administration pela Harvard Business School, Harvard University sendo docente em gestão da performance e controlo de gestão. Tem em curso um projeto de investigação na área da performance hospitalar com o Prof. VG Narayanan da Harvard Business School.