• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
  • ,

    A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedicamo-nos a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal.

WHAT WE THINK ABOUT OUR CHARITY

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed laoreet massa at dui aliquet scelerie. Fiusce ai neque arcu, tempor congue dolor. Phasellus diam enim, vulputate sed ornare eu, fringilla vel sapen. Fusce metus ligula, adipis cing vitae egestas volutpat, laoreet eget augue.

  • 5
    Years In Charity
  • 100
    Staff Members
  • 25
    Years In Charity
Turin Brakes: Chim Chim Che-ree

A iniciativa APAH “Mérito em Administração Hospitalar – Prémio Margarida Bentes” visa incentivar a produção de evidência científica, produzida no âmbito da atividade de gestão desenvolvida em entidades centrais do Ministério da Saúde e em instituições prestadoras de cuidados de saúde públicas e privadas portuguesas, que permita a edificação de conhecimento que suporte a definição de estratégias e posicionamentos sólidos da APAH em matérias de gestão de saúde.

 

No passado dia 30 de setembro decorreu a sessão pública desta iniciativa na Escola Nacional de Saúde Pública. Foi ótimo ter uma “casa cheia” para homenagear a Dra. Margarida Bentes e o Mérito em Administração Hospitalar. Coube à colega Fátima Nogueira apresentar o Prémio e enaltecer o contributo da Dra. Margarida Bentes, e de todos aqueles que a acompanharam, para o desenvolvimento do nosso sistema de saúde.

 

Nesta sessão, tivemos a oportunidade de conhecer o Projecto selecionado “Optimização dos Tempos de Internamento no Serviço de Medicina Interna do Hospital Garcia de Orta” apresentado pelo colega António Martins.

A 2ª edição do Prémio Margarida Bentes foi dedicada ao tema “Causas evitáveis de internamento hospitalar”.

 

A relevância do tema foi apresentada pelo nosso convidado Juan Tello (Organização Mundial de Saúde) e comentada por importantes stakeholders nacionais (Henrique Botelho, Fernando Regateiro, Ricardo Mestre, Luís Pisco, Rui Santana e Luís Campos). Partilhamos a apresentação de Juan Tello.

 

Damos ainda nota do apoio da Exigo Consultores e da Escola Nacional de Saúde Pública para a realização dos projetos selecionados.

Esta iniciativa é apenas possível pelo apoio da Gilead Sciences.