A APAH, em parceria com a EXIGO, a Gilead Sciences, a Vision for Value e o parceiro tecnológico MEO Empresas promovem a 4ª edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal.
A 1ª fase desta edição foi marcada por três sessões de formação online, com peritos internacionais, destinadas a membros dos Conselhos de Administração das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e profissionais da área da saúde interessados em VBHC, com o objetivo de proporcionar uma experiência interativa que permita aprofundar o conhecimento na metodologia e princípios basilares de Value Based Healthcare, e conhecer boas práticas a nível mundial.
“O Caminho da Unimed Franca Rumo ao Value-Based Healthcare” [7 de abril]
Formador: Daniel Haber (Unimed Franca, Brasil)
“A Experiência do NHS Wales com Value-Based Healthcare” [9 de abril]
Formadora: Sally Lewis (NHS Wales, Reino Unido)
“Implementação do VBHC no Hospital for Special Surgery – Orthopedics NY, US” [10 de abril]
Formadora: Catherine MacLean (Hospital for Special Surgery, EUA)
O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, é uma parceria Gilead Sciences, APAH, Exigo e Vision for Value, com a Meo Empresas como parceiro tecnológico, que pretende contribuir para cimentar a cultura de Value Based Heathcare (VBHC) através da análise dos problemas atuais do Serviço Nacional de Saúde, da capacitação dos intervenientes na tomada de decisão, do rigor na avaliação de resultados e da transparência na sua divulgação. O propósito é a implementação de estratégias que permitam melhorar os resultados clínicos, a satisfação dos doentes e a afetação de recursos.
O programa acolhe ideias e projetos empreendedores que, no futuro, possam garantir maior integração e proximidade de cuidados que reflitam na comunidade mais eficiência, sustentabilidade e sobretudo Mais Valor em Saúde para os portugueses.
Na 2ª fase o Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem atribuirá 4 Bolsas no valor individual de 50.000 euros em consultoria, a projetos inovadores que visem implementar metodologias VBHC em Hospitais do SNS.
Ao longo de 3 edições foram apoiados 12 projetos de instituições do Serviço Nacional de Saúde, com 600.000€ atribuídos em horas de consultoria.