EnglishPortuguese
  • Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt
Manuel Cassiano Póvoas da Costa Cabral

A APAH lamenta profundamente a perda de Cassiano Póvoas

Manuel CassianoPóvoas da Costa Cabral, Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, começou a sua carreira, em 1966, como técnico superior de administração hospitalar, na Direção-Geral dos Hospitais, mais concretamente na Comissão Inter-hospitalar de Lisboa.

Em 1970/71 tirou o I Curso de Especialização em Administração Hospitalar, na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, à data pertencente aos Ministérios do Ultramar e da Saúde e Assistência, tendo tido como colegas Vasco Reis, Júlio Reis, entre outros.

Foi diretor dos serviços de aprovisionamento do Hospital de Santa Maria, Diretor do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais e Administrador-Delegado do Hospital de Júlio de Matos.

O sócio número 66 da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares terminou a sua carreira como administrador dos recursos humanos do Hospital de Curry Cabral.

Morreu no passado dia 23 de dezembro de 2017, com 82 anos, tendo deixado a administração hospitalar mais pobre.

O contributo de Manuel Cassiano Póvoas da Costa Cabral para a carreira de administração hospitalar está patente na diversidade de funções que exerceu e nas medidas inovadoras que introduziu quer ao nível do aprovisionamento, quer ao nível dos recursos humanos.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a perda deste ilustre administrador hospitalar. CassianoPóvoas faz parte dos bravos que lançaram e construíram o Serviço Nacional de Saúde.

50 anos a construir o SNS

Manuel Cassiano Póvoas da Costa Cabral

Cassiano Póvoas (1935-2017)

Administrador Hospitalar