EnglishPortuguese
  • Apartado 13040 Estação CTT Casal Ribeiro, 1000-994 Lisboa
  • Brevemente Disponível
Gestão Integrada do Acesso

APAH e ACSS organizam Workshop sobre Gestão do Acesso

A Gestão do Acesso é uma das componentes mais sensíveis do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo particularmente relevante para garantir o direito dos cidadãos a cuidados de saúde de forma atempada, equitativa e continuada.

O desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão do Acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SIGA SNS), enquanto sistema de acompanhamento, controlo e disponibilização de informação integrada, aporta várias oportunidades e desafios às instituições do SNS.

Com este sistema vai ser possível recolher informação de gestão, obtida a partir de dados anonimizados, permitindo uma visão holística do percurso dos utentes no SNS e a determinação de tempos de resposta globais e transversais às instituições envolvidas no processo de prestação de cuidados de saúde. O SIGA SNS permite, também, a simplificação de procedimentos administrativos, nomeadamente relativos ao acesso dos utentes às instituições do SNS, e uma tomada de decisão mais informada.

O modelo de organização do SIGA SNS assenta numa estrutura de três níveis: central, regional e local, dependendo o seu sucesso na adequada articulação entre todos os agentes.

Workshop sobre Gestão do Acesso

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), organizam Workshop “Gestão Integrada do Acesso”,  a realizar no próximo dia 21 de dezembro, nas salas A e B do Edifício Tomé Pires (Infarmed), em Lisboa.

O Workshop será constituído pela apresentação do modelo conceptual do Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA), com intervenções da ACSS e das unidades hospitalares, no período da manhã, e pelas oficinas paralelas no período da tarde, onde serão abordadas questões como a identificação de medidas internas prioritárias e constrangimentos/soluções externas (programa em anexo).

Mais informação aqui