EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, Pavilhão 11, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt
3f Financiamento Fórmula para o Futuro

3F | Especialistas reúnem-se para desenvolver possíveis soluções de financiamento em saúde

3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro” é o conceito que define um novo projeto na área da saúde e que junta vários especialistas com o mesmo objetivo: identificar os principais obstáculos operacionais que afetam o financiamento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e desenvolver possíveis soluções que permitam melhorar e evoluir o modelo de prestação de cuidados de saúde.

Restrição orçamental e a falta de autonomia dos hospitais, e desperdício gerado pelo modelo organizacional motivam aposta em novas estratégias para otimizar modelo atual de financiamento.

O foco é garantir o desenvolvimento e aplicação da inovação através de cuidados centrados nos doentes, com um menor custo possível e com os melhores resultados.

Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da Roche e da IQVIA e arranca já no próximo dia 10 de janeiro, em Lisboa.

O modelo de organização e financiamento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde tem sido alvo de discussão nos últimos tempos. Muitos intervenientes do setor da saúde acreditam que estes devem ser reformulados. Não existindo mais fundos disponíveis, o foco deverá passar pela a otimização do modelo organizacional impulsionado pela modelo de financiamento, tornando a saúde uma prioridade.

Para Alexandre Lourenço, presidente da APAH

“O grau de sofisticação alcançado em muitas áreas do setor da saúde, como o medicamento ou os dispositivos médicos, não é acompanhado por um modelo de prestação de cuidados de saúde adequado às necessidades dos doentes, gerando um enorme desperdício. Para este efeito, a forma de alocação de recursos financeiros no sistema de saúde pode contribuir para desenvolver soluções inovadoras que maximizem o conhecimento, melhorarando os cuidados de saúde e a experiência do cidadão na sua utilização”.

O 3F conta com a participação de especialistas de diferentes áreas, que se vão juntar em quatro momentos distintos, durante este ano. Nestes workshops serão criados grupos de trabalho com o objetivo de promover a discussão e debate de potenciais soluções de financiamento com vista à criação de valor para os doentes. Será implementado um projeto-piloto num hospital de forma a testar a exequibilidade da solução encontrada. As conclusões do trabalho desenvolvido, assim como a definição dos projeto-piloto, serão apresentadas antes do Verão.

3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro

O projeto “3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares que tem como objectivo desenvolver estratégias de otimização do processo de financiamento hospitalar em Portugal.

O projeto tem os seguintes objetivos específicos:

  1. Analisar os modelos de financiamento atuais dos hospitais portugueses;
  2. Promover a discussão de potenciais soluções de financiamento hospitalar que permitam a criação de valor para os doentes;
  3. Desenvolver projetos-piloto em hospitais para testar as soluções de financiamento identificadas.

Ambicionamos ter o projeto concluído na Primavera de 2018, com a produção de um documento resumo, de um artigo científico a submeter para publicação numa revista internacional e ainda a implementação de um projeto-piloto em pelo menos um dos hospitais públicos portugueses.

A APAH lançou o projeto 3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro, com apoio da Roche e da e da IQVIA, por acreditar ser importante tornar mais eficaz o processo de financiamento dos hospitais portugueses. Para tal, é crucial o envolvimento dos diferentes atores, para que exista uma análise crítica e um consenso na definição das soluções de financiamento dos hospitais e ainda na sua implementação.

Saúde uma Prioridade