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Projetos

3F – Formula for Funding. Financiamento da Inovação em Portugal

O projeto 3F – Formula for funding tem como objectivo desenvolver estratégias de otimização do processo de financiamento hospitalar em Portugal.
Para tal, o projeto foi estruturado em quatro fases que cumprirão os seguintes objetivos específicos:

  1. Analisar os modelos de financiamento atuais dos hospitais portugueses;
  2. Promover a discussão de potenciais soluções de financiamento hospitalar que permitam a criação de valor para os doentes;
  3. Desenvolver projetos-piloto em hospitais para testar as soluções de financiamento identificadas.

Ambicionamos ter o projeto concluído na Primavera de 2018, com a produção de um documento resumo, de um artigo científico a submeter para publicação numa revista internacional e ainda a implementação de um projeto-piloto em pelo menos um dos hospitais públicos portugueses.

Nas primeiras três sessões de trabalho, um painel de peritos discutirá soluções de financiamento hospitalar que garantem um acesso atempado à inovação, com o menor custo possível, garantindo a sustentabilidade do sistema de saúde e os melhores resultados clínicos para o doente. Na última sessão, após debate dos diferentes eixos de financiamento hospitalar, realizar-se-á uma reunião que visa desenvolver os objetivos e o modus operandi de um projeto piloto de financiamento hospitalar inovador em pelo menos um hospital público português.

A APAH lançou o projeto 3F – Formula for funding, com apoio da Roche, por acreditar ser importante tornar mais eficaz o processo de financiamento dos hospitais portugueses. Para tal, é crucial o envolvimento dos diferentes decisores e influenciadores, para que exista uma análise crítica e um consenso na definição das soluções de financiamento dos hospitais e ainda na sua implementação.

Academia APAH

Tendo como lema “Melhor gestão, mais SNS” e com o apoio institucional do Ministério da Saúde, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares preparou para o triénio 2017-2019 um ambicioso Programa de Formação, ao qual deu o nome de Academia APAH.

A Academia APAH conta neste momento com mais de 15 instituições parceiras de excelência, disponibilizando uma vasta oferta de produtos formativos, estágios e visitas de estudo que visam assegurar o desenvolvimento de conhecimentos e competências, em alinhamento com o Global Healthcare Management Competency Directory desenvolvida sob os auspícios da International Hospital Federation.

Visitar site da academia em: http://apah.pt/academia-apah/

Facebook da Academia: https://www.facebook.com/academiaapah/

Barómetro de Internamentos Sociais

O Barómetro de Internamentos Sociais é uma iniciativa da APAH com o suporte da EY e o apoio institucional do Ministério da Saúde, com o objetivo de estudar e dar relevo à problemática dos internamentos inapropriados, mas também para fomentar ações conjuntas que minimizem este impacto. Assim, constitui-se como um instrumento para a medição periódica deste fenómeno.

O prolongamento dos episódios de internamento hospitalar para além do período clinicamente necessário conduz a complicações evitáveis para o doente, aumentado o risco de infeções nosocomiais, de malnutrição, de depressão, de quedas e de agravamento dos estados de dependência. Mais, o seu impacto na ocupação de camas hospitalares passa a ter impacto nos tempos de espera para internamentos eletivos (incluindo cirurgias) e no congestionamento dos serviços de urgência, com degradação dos cuidados de saúde ao doente.

O prolongamento dos internamentos é um problema muito complexo. Ao longo do tempo, a incapacidade das famílias e falta de respostas na comunidade têm sido apontadas como as principais razões para a inadequação do período de internamento. Geralmente, estes internamentos são caraterizados coloquialmente como sociais.

Apesar da relevância do problema, não existem dados quantitativos nacionais sobre o fenómeno de internamentos sociais que permitam atuar sobre o problema.

À data da primeira recolha de dados do Barómetro de Internamentos Sociais (BIS), a 2 de outubro, 655 camas, o equivalente a 5% do total das camas disponíveis, em 79% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, eram ocupadas com internamentos por causas sociais, predominantemente justificados pela falta de resposta na rede de cuidados continuados.

A apresentação dos resultados da primeira medição decorreu no dia 21 de outubro, em Évora, no âmbito da 3ª Conferência de Valor da APAH.

Pode consultar a apresentação aqui

Caminho dos Hospitais

O Caminho dos Hospitais aposta numa estratégia de proximidade para com os associados, criando mecanismos que atenuem situações de periferia através de visitas e reuniões programáticas mensais às instituições de saúde do SNS, de forma descentralizada, dando especial enfoque a questões da atualidade.

A par da articulação com os Administradores Hospitalares locais, procura-se a comunicação, a cooperação e a excelência no contacto com os respetivos Conselhos de Administração, conhecendo a realidade e os desafios de cada hospital, promovendo-se a qualidade da gestão hospitalar. Em paralelo são organizadas sessões de debates temáticos para as quais a APAH convida todos os associados e a comunidade hospitalar a participar.

Saiba mais sobre as próximas edições aqui.

Edições anteriores

Caminho dos Hospitais por Trás-os-Montes e Alto Douro: “A prestação de cuidados de saúde e a interioridade” – 25 de setembro de 2017

Caminho dos Hospitais pelo Amadora/Sintra: “Novos desafios do sistema de saúde: a medicina integrativa” – 26 de junho de 2017

Caminho dos Hospitais por Castelo Branco: “Continuidade de Cuidados: os hospitais e a comunidade” – 20 de abril de 2017

Mais notícias sobre o Caminho dos Hospitais por Castelo Branco

Caminho dos Hospitais por Matosinhos: “Integração de cuidados no concreto” – 15 de março de 2017

Caminho dos Hospitais pelo Santa Maria: “Que modelos para a gestão da inovação” – 7 de fevereiro de 2017

Caminho dos Hospitais pela Cova da Beira: “ULS – conquistas e oportunidades” – 4 de novembro de 2016

Caminho dos Hospitais por Évora: “Muita inspeção para pouca autonomia de gestão” – 27 de Setembro de 2016

 

Saiba mais sobre o Caminho dos Hospitais

Facebook do Caminho dos Hospitais

Cartão de Sócio

O cartão da APAH é a materialização da condição de sócio em plenos direitos. É também o meio de identificação perante os nossos parceiros externos, sendo assim um elemento essencial no acesso ao nosso programa de benefícios.

Não sendo um cartão bancário, a APAH optou por assegurar a sua emissão em conjunto com uma entidade bancária (Novo Banco). Ao faze-lo, garantimos também que os nossos sócios têm acesso a uma série de condições comerciais muito vantajosas (programa parceiro Novo Banco).

O Cartão APAH está associado a um programa de benefícios que podem ser consultados aqui

Conferências de Valor APAH

O Ciclo de Conferências de Valor APAH iniciaram-se em 2017 com a realização de três eventos. A primeira conferência teve lugar em:

   Ílhavo (24 e 25 de março) | Modelos de negócio e contratação em saúde

   Porto (7 e 8 de julho) | Modelos financeiro e de financiamento

   Évora (21 e 22 de outubro) | Modelos de hospitalização e continuidade de cuidados

Esta iniciativa nasce de uma aposta na organização de iniciativas que promovam a criação de valor através da análise dos tópicos mais atuais que vão determinar o futuro dos hospitais e dos sistemas de saúde.

Direcionada a todos os profissionais ligados à gestão em saúde, esta iniciativa visa fomentar a partilha de boas práticas e a procura de novas abordagens que permitam enfrentar os desafios presentes e futuros e a consolidação de pontes e sinergias com todos os parceiros do sector, tendo em vista uma melhoria da qualidade e a excelência dos resultados em saúde, contribuindo para um circulo virtuoso de riqueza e crescimento em Portugal. Durante o Ciclo de Conferências de 2017 participaram todos os hospitais do SNS, ao nível dos elementos dos Conselhos de Administração.

O próximo Ciclo de Conferências está já está a ser planeado. Devido à realização do Congresso da EAHM em Portugal, o próximo ciclo apenas será composto por duas Conferências:

   Viseu (16 e 17 de março de 2018) | Gestão da urgência hospitalar e a continuidade de cuidados

   Troia (1 e 2 de junho de 2018) | Liderança e gestão da mudança

 

Edições anteriores e Galeria de imagens

1.ª Conferência de Valor APAH – Ílhavo (24 e 25 de março) | Modelos de negócio e contratação em saúde

Vídeo de apresentação

Galeria de imagens

2.ª Conferência de Valor APAH – Porto (7 e 8 de julho) | Modelos financeiro e de financiamento

Vídeo de apresentação

Galeria de imagens

3.ª Conferência de Valor APAH – Évora (21 e 22 de outubro) | Modelos de hospitalização e continuidade de cuidados

Vídeo de apresentação

Galeria de imagens

Congresso EAHM 2018

Pela terceira vez na sua história a APAH, assumiu o compromisso de realizar o 27.º Congresso da EAHM – European Association of Hospital Managers, que decorrerá nos dias 26-28 de Setembro de 2018 em Cascais, no Centro de Congressos do Estoril.

Este encontro trará a Portugal mais de 500 gestores e diretores de hospitais de mais de 25 países da Europa e será um momento privilegiado de debate e partilha de experiencias sobre qual deverá ser o papel das instituições hospitalares enquanto agentes de inovação em saúde populacional.

No decurso dos trabalhos do 27.º congresso da EAHM será dado enfoque especial às vertentes associadas:

Ao desenvolvimento de um sistema centrado nas necessidades e satisfação do cidadão; À identificação e implementação de modelos, soluções, metodologias e processos de integração vertical e horizontal de cuidados de saúde; À implementação de modelos e soluções inovadores de prestação de cuidados de saúde com recursos às novas tecnologias: diagnóstico, terapêutica, digitais, comunicação, big data, etc. À procura de soluções que assegurem a sustentabilidade financeira; À obtenção de resultados de saúde adaptados às necessidades e dinâmicas populacionais e de gestão da doença.

Veja o vídeo de apresentação do 27th EAHM CONGRESS aqui.

Conheça o site do evento aqui

Siga-nos na Página Facebook do evento aqui

Fórum do Medicamento

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa anual da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) que visa contribuir para o conhecimento e partilha de boas práticas na área da gestão do medicamento.

Na sua IX edição o Fórum do Medicamento será dedicado à Partilha de riscos na promoção de ganhos em saúde e conta com o apoio da Astra Zeneca.

Esta iniciativa visa contribuir para a discussão associada à gestão da tecnologia medicamento, promovendo a partilha de boas práticas e a procura de soluções concertadas que permitam alcançar os melhores padrões de excelência, qualidade e sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Ao longo dos últimos 8 anos (2008-2016), organizamos este momento de debate e reflexão no decurso do qual foram analisadas as dimensões:

   PLANO TERAPÊUTICO, SISTEMAS DE APOIO À PRESCRIÇÃO, AMBULATÓRIO E DOENTE CRÓNICO (2008);

   ENSAIOS CLÍNICOS, GESTÃO DA DOENÇA CRÓNICA, CENTRALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS E DO MEDICAMENTO, POLITICA DO MEDICAMENTO (2009);

   POLÍTICA INVESTIGAÇÃO, ENSAIOS CLÍNICOS, RESPONSABILIDADE DE ADMINISTRAÇÃO, SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA (2010);

   TROIKA, RESPONSABILIDADE DOENTE, COMPRAS CENTRALIZADAS, SISTEMA INFORMAÇÃO (2011);

   TROIKA, CUSTOS VS INOVAÇÃO (2012);

   TROIKA; ACESSO À INOVAÇÃO (2013);

   REFORMA, FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO TECNOLOGIAS (2014);

   MODELOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EM ONCOLOGIA (2016).

 

A iniciativa contou desde sempre com o apoio dos responsáveis governamentais pela pasta da saúde e por ela passaram figuras ímpares da gestão em saúde e do medicamento, que contribuíram com o seu saber multidisciplinar e experiência para o enriquecimento e obtenção de consensos sobre os desafios da gestão do medicamento em Portugal.

Ver vídeo de apresentação aqui

Depoimentos sobre o Fórum do Medicamento aqui e aqui

Página de Facebook do Fórum do Medicamento aqui

Innovation4 – Gestão da Tecnologia Medicamento

A APAH, em parceria com a WINNING Scientific Management, organizou em fevereiro de 2017, o evento “Innovation4: Gestão da Tecnologia Medicamento”, em Lisboa.

 

O objetivo desta iniciativa foi identificar as soluções que respondam aos desafios atuais da gestão da Tecnologia Medicamento, sentando frente-a-frente os principais stakeholders em terreno neutro, para discutirem soluções win-win para todos, através de uma metodologia de problema-solving. O evento foi concretizado em formato non-conference, onde diferentes dinâmicas de brainstorming e problema-solving foram colocadas em prática.

 

Destinatários:

  • Administradores Hospitalares
  • Farmacêuticos Hospitalares
  • Gestores da Indústria Farmacêutica
  • Médicos
  • Associações de Doentes

 

O output da iniciativa será promovido sob a forma de relatório, que reunirá e compilará as conclusões e melhores práticas para o setor.

Prémio Healthcare Excellence

O Prémio Healthcare Excellence visa distinguir a excelência na gestão de unidades de saúde, reconhecendo as boas práticas no domínio da melhoria do serviço aos utentes, promovendo a sua partilha e incentivando a sua consolidação. Esta iniciativa resulta da parceria entre a APAH e a AbbVie.

Entre as candidaturas, são selecionados projetos para apresentação e defesa pelos autores em Sessão Pública. Em 2017 a sessão realizou-se no próximo dia 20 de outubro, em Évora no Hotel Vila Galé. No decurso desta sessão será eleito pelo júri o vencedor da edição 2017 do Prémio Healthcare Excellence, sendo-lhe atribuído um Prémio no valor de 5.000 euros.

As candidaturas ao Prémio Healthcare Excellence foram avaliadas por um júri independente que integra 4 profissionais de reconhecido mérito na área da saúde, a quem pertenceu a seleção dos melhores projetos.  avaliação dos projetos, que teve como critérios a inovação e a replicabilidade, esteve a cargo de Margarida França (APAH), Pedro Alexandre (Vogal do Conselho Diretivo da ACSS), Alfredo Lacerda de Cabral (Administrador Hospitalar do Hospital Garcia da Orta) e Miguel Múrias Mauritti (jornalista do Saúde Online).

A 4ª Edição do Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 19 candidaturas, provenientes de hospitais de norte a sul do país. Entre os finalistas estiveram projetos do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital de Braga, Hospital de Cascais e Unidade Local Saúde de Matosinhos.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através do email secretariado@apah.pt

Premiados em edições anteriores

    1.º Edição – Prémio Healthcare Excellence 2014

Vencedor: Inteligência Clínica – Centro Hospitalar de São João

  2.º Edição – Prémio Healthcare Excellence 2015

Vencedor: Implementação da metodologia KAIZEN DIÁRIO, com as equipas naturais envolvidas na atividade do Bloco Operatório no Hospital de Santo António (HSA) – Centro Hospitalar do Porto

  3.º Edição – Prémio Healthcare Excellence 2016

Vencedor: Capacitar para Melhor Cuidar – O cuidador no Projeto Vida Ativa- Vila Franca de Xira

1.ª Menção Honrosa: Healthcare Insight, Gestão por Objetivos – Hospital Figueira da Foz

2.ª Menção Honrosa: ARPAT: Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências – Centro Hospital Lisboa Central

Proteção das Equipas de Gestão e dos Gestores Intermédios

A APAH, em parceria com a AON e com a Seguradora AIG, desenvolveu um Seguro de Responsabilidade Civil para atos de gestão, uma solução especificamente dedicada à proteção do património pessoal dos membros das equipas de gestão das unidades de prestação de cuidados de saúde.

Os Administradores e Gestores Hospitalares são, mais do que nunca, sensíveis às responsabilidades que enfrentam no exercício das suas funções muito por via da complexidade e possíveis impactos das suas decisões, principalmente à luz das exigentes pressões e constrangimentos orçamentais que têm vindo a nortear a gestão das unidades de prestação de cuidados de saúde e ao elevado grau de escrutínio que terceiros (principalmente entidades reguladoras) promovem junto do setor.

Com efeito, uma das maiores exposições a que as equipas de gestão estão sujeitas incide na possibilidade do seu património pessoal ser afetado por via dos pagamentos de indemnizações a terceiros e do pagamento de honorários a advogados que possam promover uma defesa sólida no âmbito dos processos judiciais em que se vejam envolvidos.

É neste contexto que estabelecemos um Seguro de Responsabilidade Civil para atos de gestão, cuja Apólice apresenta as seguintes vantagens:

  1. Responsabilidade Civil: as indemnizações reclamadas por terceiros que se sintam financeiramente lesados, por atos de gestão, podem ser financiados pela apólice, sem afetar o património do Segurado;
  2. Gastos de Defesa: permite pagamento dos honorários de advogados incorridos na preparação da defesa do Segurado em reclamações;
  3. Gastos de Investigação: permite o pagamento de honorários de advogados incorridos na defesa em investigações iniciadas por entidades públicas, como reguladores.

 

O Seguro de Responsabilidade Civil para atos de gestão não tem franquia, sendo o início do contrato e do período de garantia correspondente à data de nomeação para exercício de funções e o final do período de garantia ao final do ano civil seguinte àquele em que cessar funções.

O Seguro de Responsabilidade Civil para atos de gestão disponibiliza as diferentes modalidades e coberturas.

 

Para que possa subscrever a sua apólice do Seguro de Responsabilidade Civil para atos de gestão será necessário:

   Preencher e assinar o Questionários de Risco;

   Partilhar o seu Curriculum Vitae;

   Partilhar cópia Documento de Identificação (a Aon vê-se na obrigação de solicitar um documento por forma a cumprir com as rigorosas disposições legais que regulam a atividade seguradora no âmbito do branqueamento de capitais).

 

Pode consultar o detalhe do Seguro de Responsabilidade Civil para actos de gestão e os respetivos formulários de subscrição e documentos na pagina da APAH em http://apah.pt/beneficios/

Todas as questões e informações relativas ao Seguro de Responsabilidade Civil para atos de gestão podem ser obtidas através do e-mail secretariado@apah.pt

Revista Gestão Hospitalar 

A Revista Gestão Hospitalar foi pela primeira vez editada em 1983 durante a primeira Direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. Nesta primeira edição, o seu Diretor foi João José Santos Cardoso e o seu Sub-Director José Carlos Lopes Martins.

O projeto da Revista de Gestão Hospitalar (RGH) da APAH assume uma importância crucial na exata medida e com a profunda convicção de que constitui um meio privilegiado de disseminação de conhecimento, bem como de agregação e motivação associativa.

Entendemos que a RGH tem como principais objetivos a divulgação do que de melhor se faz em Portugal, de novos projetos, de opiniões e debate das grandes questões da saúde e de eventos relevantes.

O projeto apenas foi possível realizar com empenho e trabalho de uma equipa e a contributo gracioso de muitos Administradores Hospitalares e Outros Profissionais de Saúde a quem deixamos o nosso melhor agradecimento.

Os olhares mais desatentos dirão que a Revista de Gestão Hospitalar, tal como a conhecemos agora, não tem grande similitude com os primeiros números. Na sua essência o projeto é o mesmo e a atual Revista mais não é do que a demonstração, no tempo, do trabalho continuado de diferentes gerações de Administradores Hospitalares que se empenharam em inovar e demonstrar capacidades e competências, bem como profunda vontade de adicionar valor às politicas públicas, ao ensino e formação, à investigação e à gestão das unidades de saúde.

Assim, cada nova edição da RGH enche-nos de orgulho e procura, como de resto todas as anteriores, manter vivo o Valor da Administração Hospitalar, em memória de todos os que nos precederam, com o apoio de todos os que nos acompanham e em prol dos mais novos a quem o futuro pertence!

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