EnglishPortuguese
  • Apartado 13040 Estação CTT Casal Ribeiro, 1000-994 Lisboa
  • Brevemente Disponível

Pedro Pita Barros

Professor de Economia | Universidade Nova de Lisboa
  • Cargo | Empresa:

    Professor de Economia | Universidade Nova de Lisboa

Professor de Economia na Universidade Nova de Lisboa, onde ensina organização industrial e economia da saúde. É também investigador do Centro de Pesquisa de Políticas Económicas (Londres).

A pesquisa de Pedro Pita Barros centra-se em questões sobre economia da saúde e sobre regulamentação e política da concorrência. O seu trabalho aborda diferentes tópicos, incluindo: determinantes da despesa de saúde, listas de espera, negociação nos cuidados de saúde, política de concorrência em Portugal e na União Europeia, entre outros.

A sua pesquisa apareceu em muitas revistas acadêmicas como o Journal of Health Economics, Health Economics, Economic Journal, European Economic Review, Journal of Industrial Economics, Journal of Economics and Management Strategy, International Journal of Health Care Finance and Economics, Health Care Gestão da Ciência, entre outros. Pedro Pita Barros também contribuiu para vários livros e publicou vários livros sobre economia da saúde. Os recentes incluem o Handbook of Health Economics Vol II (co-editor com Mark Pauly e Tom McGuire) e Health Economics - IO Perspective (co-autor de Xavier Martinez-Giralt).

Pedro Pita Barros é Editor da Revista Internacional de Ciências da Saúde e Economia e Editor Associado do Journal of Health Economics, Health Economics e Health Care Management Science.

Atualmente, é membro do Expert Panel on effective ways of investing in Health - Comissão Europeia e Relator do estudo "Modelos inovadores de pagamento para medicamentos inovadores de alto custo"

Atuou como Membro do Conselho de Administração do Regulador de Energia Português (2005/2006) e na Comissão Governamental de Sustentabilidade Financeira do Serviço Nacional de Saúde (2006/2007).

Ao longo do tempo, atuou como consultor tanto para entidades privadas como públicas, em Portugal e ao nível europeu, nas áreas de economia da saúde, política de concorrência e regulação económica.