Quem Somos

Tendo como lema “Melhor gestão, mais SNS” e com o apoio institucional do Ministério da Saúde, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares preparou para o triénio 2017-2019 um ambicioso Programa de Formação, ao qual deu o nome de Academia APAH.

A Academia APAH conta neste momento com instituições parceiras de excelência, disponibilizando uma vasta oferta de produtos formativos, estágios e visitas de estudo que visam assegurar o desenvolvimento de conhecimentos e competências, em alinhamento com o Global Healthcare Management Competency Directory desenvolvida sob os auspícios da International Hospital Federation.

Oferta
OFERTA

oferta formativa visa assegurar um leque alargado e completo de competências distribuídas por 5 domínios:

• Liderança

• Gestão Comunicacional e Relacional

• Responsabilidade Profissional e Social

• A Saúde e o Sistema da Saúde

• Gestão Operacional

Público-Alvo
PÚBLICO-ALVO

• Profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde;

• Alunos do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH);

• Diplomados em Administração Hospitalar;

• Gestores intermédios e superiores dos agrupamentos de centros de saúde, dos hospitais e das unidades locais de saúde

Marketing objective concept - Three targets with different colors and arrows hitting the center of each one - 3D render with depth of field effect
OBJETIVO

Proporcionar um vasto conjunto de cursos de actualização e desenvolvimento de conhecimentos e competências que, abrangem diversas áreas de especialização em gestão da saúde, estágios e visitas de estudo institucionais, ao qual deu o nome de Academia APAH.

Business strategy plan over ladder leading to success
MISSÃO

Com o apoio institucional do Ministério da Saúde, a Missão da Academia APAH é criar contextos que potenciem a aprendizagem e desenvolvimento dos administradores hospitalares, que lhes permita “ir mais longe” e desenvolver competências críticas para o exercício da atividade, consolidando o compromisso da APAH enquanto referência de inovação e transformação do sector da saúde em Portugal.

Atuação
ATUAÇÃO

Com um Plano de Formação para o triénio 2017 – 2019 em que foram identificadas áreas e desenhados programas desafiantes e inovadores, tendo em conta as necessidades de actualização e desenvolvimento de competências.
Para levar a cabo estes programas, a APAH estabeleceu parcerias com escolas nacionais e internacionais de grande prestígio e reconhecimento nas áreas de formação alvo

Conselho de Peritos da Academia

Alexandre Lourenço
Presidente da APAH.
Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento da NOVA School of Business & Economics. É Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Membro do Executive Committee da European Association of Hospital Managers (EAHM), Membro do Special Interest Groups on Healthcare Management da International Hospital Federation e International Associate do American College Healthcare Executives (ACHE). É membro da Unidade de Investigação e Centro de Conhecimento NOVA Healthcare Initiative – Research (NHI) e preletor convidado nos programas de formação de executivos na área de gestão em saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e da NOVA School of Business & Economics. Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde – Europa, prestando apoio técnico a vários Países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É consultor do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control (TAG-TB) – WHO/Europe. Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.
Manuela Mota Pinto
Vogal
CHU Coimbra
élia costa gomes
Élia Costa Gomes
Vogal
CH Porto
Carlos Santos
Vogal
IPO Porto
Júlio Pedro
Vogal
CH Lisboa Norte
Celeste Silva
Vogal
CH Lisboa Ocidental
Licinio Carvalho
Vogal
CH Leiria Pombal
Delfim Rodrigues
Presidente
HSOG
Margarida Ornelas
Vogal
CH Entre Douro e Vouga
Carlos Vaz
Presidente
CH Nordeste
Mário Bernardino
Presidente
Rarissimas - Caso dos Marcos
Teresa Sustelo
Presidente
CHPL
Rosa Matos
Presidente
ARSLVT
Marta Temido
Presidente
ACSS
Manuel Roque
Presidente
CH Setúbal
Ana Paula Gonçalves
Presidente
CH Universitário do Algarve
Artur Morais Vaz
Administrador Delegado
HBA
Maria Barros
Vogal
Hospital Escala Braga - JMS
Margarida França
Vogal
CH Vila Nova Gaia/ Espinho
António Dias Alves
Presidente
CH Vila Nova Gaia/ Espinho
Victor Herdeiro
Presidente
ULSM
Silvia Lopes
Professora auxiliar da ENSP-NOVA
Coordenadora do Curso de Especialização em Administração Hospitalar. Autora do estudo "Can Vertical Integration Reduce Hospital Readmissions? A Difference-in-Differences Approach", publicado na revista Medical Care (EUA). Tem em curso diversos trabalhos na temática das readmissões, seja em grupos específicos de doentes (por patologia ou tipo de cirurgia), seja relacionados com patient-centered care.
Ana Escoval
Presidente
CH Lisboa Central
Rui Santana
Vice Director
ENSP
Daniel Ferro
Presidente
HGO
Francisco Ramos
Presidente
IPO Lisboa