NOVA SBE - Nova School of Business and Economics

LIDERANÇA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Liderança e Mudança Organizacional

As organizações mudam à medida que crescem e se desenvolvem. Por vezes a mudança é planeada, causada por forças internas; outras vezes, forças e influências externas obrigam a mudança. A necessidade das organizações lidarem com estas mudanças, acompanhando-as e adaptando-se constantemente, requer uma cultura de inovação, criatividade e flexibilidade estimuladas pela liderança.
Analisar as forças da mudança, o processo que obriga a mudança, e as melhores práticas e abordagens para estruturar e liderar um processo de mudança, minimizando a disrupção do local de trabalho.

Local:

Nova SBE, no Campus de Campolide no Centro de Formação de Executivos, em Lisboa

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, profissionais de saúde que liderem equipas ou venham a liderar e/ou que estejam envolvidos em processos de mudança nas suas organizações, outros profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde.

Preço:

Sócios APAH: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Isento IVA.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Objetivos:

    • Perceber de que forma os diferentes comportamentos do líder podem afetar a motivação dos colaboradores para a mudança;
    • Desenvolver processos de mudança organizacional eficientes e com impacto através do diálogo e construção colaborativa;
    • Compreender o seu próprio estilo de liderança e refletir sobre as respetivas consequências num contexto de mudança.

 

Metodologia:

    • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa:

    • O Caso da Mudança:
  • Porque acontece e porque é necessária
  • Mudança e resistência organizacional
  • Criação de novas oportunidades depois do caos
  • Sinergia entre mudança, melhoria e inovação
    • Liderar a Mudança:
  • Desenvolver culturas de suporte à mudança
  • Liderar o processo de mudança
  • Facilitar o empenho e identificar a resistência
  • A necessidade da comunicação
  • Ultrapassar barreiras
  • Gerir o stress organizacional
  • Implementar Processos de Mudança:
  • Local de trabalho inovador
  • Suportar a inovação
  • Iniciar e liderar a mudança
  • Novas ideias como resultado de práticas correntes
  • Monitorizar e avaliar a mudança
  • Analisar e avaliar o impacto da mudança
  • Monitorizar o sucesso
Milton de Sousa
Professor Associado Adjunto da Nova SBE
Doutor (Ph.D.) pela Rotterdam School of Management, Erasmus University, MBA pela Universidade de Bradford e licenciado em Engenharia pela Universidade do Porto, é Professor Associado Adjunto da Nova SBE, Diretor Académico do CEMS MIM e Diretor Executivo do Centre for Leadership and Global Dialogue. Leciona cadeiras de liderança e gestão internacional e investiga nas áreas da liderança, complexidade e sustentabilidade. Tem vasta experiência profissional enquanto gestor e consultor.
Gestão Logística em Unidades de Saúde

Além das competências técnicas, o sucesso de qualquer Unidade ou Sistema de Saúde está dependente de uma Gestão Logística e de Operações eficaz.

Dotar os participantes das principais variáveis, da linguagem e das ferramentas práticas que permitam tomar decisões no contexto das Unidades de Saúde, procurando reduzir custos e manter, senão aumentar, a qualidade do serviço prestado, através de uma abordagem Lean da resolução de problemas.

Local:

Nova SBE, no Campus de Campolide no Centro de Formação de Executivos, em Lisboa

A quem se dirige:

Gestores hospitalares, colaboradores da área de aprovisionamento e logística em Unidades de Saúde, médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, gestores de sistemas de saúde e demais interessados numa perceção clara dos impactos da Gestão Logística e de Operações nas mais diversas dimensões da organização.

Preço:

Sócios APAH: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Isento IVA.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

 

Metodologia:

    • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Objetivos:

    • Apresentação dos principais racionais de gestão usados na área da Gestão Logística em Unidades de Saúde, públicas ou privadas, bem como os instrumentos de decisão disponíveis;
    • Análise do state-of-the-art em matéria de Gestão Logística e de Operações em Unidades de Saúde e os principais desafios e tendências;
    • Debate sobre a informação mais relevante em sistemas logísticos de Unidades de Saúde: consumíveis, fármacos e materiais de instalações e equipamentos – da compra ao abastecimento/administração;
    • Disponibilização de um toolkit de instrumentos, desafios e tendências de Gestão Logística na área da saúde através da partilha entre participantes e docente;
    • Aplicação dos conceitos através de casos práticos em ambiente simulado, fomentando a aplicabilidade imediata às diversas realidades de Saúde.

Programa:

    • Instrumentos de Decisão e Racionais de Gestão e Linguagem Usados na Gestão de Operações em Unidades e Sistemas de Saúde;
    • Instrumentos de Gestão Logística Críticos/Decisivos em Unidades de Saúde: processos e desenho de processos, controlo estatístico de qualidade (Statistics Process Control), capacidade, layout e procura (com determinação dos bottlenecks) e gestão de stocks;
  • Tendências de Logística e Operações em Unidades de Saúde.
José Crespo de Carvalho
Professor Catedrático da Nova SBE
Com vários papers publicados nacional e internacionalmente, conta com centenas de seminários e conferências realizados. Especialista em Gestão de Operações, Gestão da Cadeia de Abastecimento e Estratégia, tem vasta experiência em gestão de empresas nacionais e multinacionais, bem com na coordenação de centenas de projetos, muitos deles na área da Logística na Saúde.
Gestão Aplicada de Projetos

Um curso intensivo de dois dias vocacionado para as diversas áreas da gestão de projetos na prática, onde os participantes irão ser submetidos aos conceitos chave e à prática da gestão de projetos através do planeamento, organização e staffing, direção e liderança, controlo, reporte e gestão do risco do projeto.

Local:

Nova SBE, no Campus de Campolide no Centro de Formação de Executivos, em Lisboa

A quem se dirige:

Gestores hospitalares, médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, gestores de sistemas de saúde e demais interessados em desenvolver competências de gestão de projetos.

Preço:

Sócios APAH: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Isento IVA.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

 

Metodologia:

    • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Objetivos:

    • Dotar os participantes dos principais racionais de Gestão de Projetos e fazer a sua ligação à estratégia da organização;
    • Explorar a natureza, o scope e o contexto do projeto, as atividades do gestor do projeto, os stakeholders e o seu impacto no projeto, o ciclo de vida do projeto, o planeamento do projeto, a liderança e as equipas do projeto, o impacto das questões comportamentais no projeto, a comunicação do projeto, a motivação para o projeto, a resolução de conflitos no projeto, a avaliação das competências do gestor do projeto, o controlo do projeto e a finalização do projeto;
    • Debater e fazer o debrief de um caso de estudo na área da Saúde que aplique de forma integrada os vários passos na Gestão de Projetos.

Programa:

    • Desenho da work breakdown structure do projeto (wbs);
    • Organização;
      • Cronograma;
      • Risco  do projeto;
      • Baseline (budgeting / custos);
      • Mecanismos de feedback e ajustamento;
      • Caso transversal aplicando todas as dimensões supra referidas na prática.
José Crespo de Carvalho
Professor Catedrático da Nova SBE
Com vários papers publicados nacional e internacionalmente, conta com centenas de seminários e conferências realizados. Especialista em Gestão de Operações, Gestão da Cadeia de Abastecimento e Estratégia, tem vasta experiência em gestão de empresas nacionais e multinacionais, bem com na coordenação de centenas de projetos, muitos deles na área da Logística na Saúde.
Gestão da Inovação
Gestão da Inovação

Na gestão de unidades de saúde, a criatividade e a inovação podem ser sobretudo drivers fundamentais de produtividade, de redução de fricção na relação com utentes e entre áreas de atuação, de redução de custos e até de agilidade organizacional.

Construir um ecossistema de inovação sólido, contudo, representa uma mudança estrutural. Converter ideias singulares num fluxo organizado, contínuo e produtivo de ideias e processos é o grande desafio que a maioria das organizações enfrenta. Na verdade, o maior dos desafios é que a inovação não seja apenas pensada “fora da caixa” mas também, e principalmente, no dia-a-dia.

Local:

Nova SBE, no Campus de Campolide no Centro de Formação de Executivos, em Lisboa

A quem se dirige:

Gestores com responsabilidade de formulação estratégica; Gestores com responsabilidade orçamental; Quadros e colaboradores envolvidos na construção de processos (workflow, patient flow, etc) e na gestão de equipas (clínicas e outras).

Data:

Novembro 2018

Preço:

Sócios APAH*: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição
Não Associados: 660€
* Entidades Parceiras

Isento IVA.

Objetivos:

    • Desafio para um entendimento profundo do foco da sua unidade, bem como de uma visão holística dos processos de inovação;
    • Discussão acerca das fontes de criatividade e inovação organizacional;
    • Exploração dos drivers de sucesso em processos de inovação e os principais desafios a ultrapassar;
    • Debate dos bloqueios à inovação e a disciplina necessária para projetos de sucesso;
    • Aumento da capacidade de inovação através da aplicação de processos de pensamento criativo face aos problemas do dia a dia;
    • Desenvolvimento da capacidade de um processo de pensamento criativo face à mudança.

Metodologia:

    • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa:

    • Fluxo de Ideias na Organização: Entender as origens de grandes ideias num contexto organizacional;
    • Da Criatividade à Inovação: Estimulando a máquina de ideias na organização
    • Recriar o modelo de negócio: Como mudanças externas condicionam o processo de inovação
    • Estratégia de Inovação: Evoluindo o modelo de negócio, identificando e clarificando os desafios das organizações hoje em dia;
    • Inovação Operacional: Agir mais depressa, com menos custos;
    • Resistência à mudança: Entender os bloqueios organizacionais à implementação da inovação;
    • Construir uma Estratégia Compreensiva de Inovação.
Nadim Habib
Professor na Nova SBE
Mestre em Economia pela London School of Economics e um comunicador nato, Nadim Habib é também consultor internacional nas áreas de estratégia, inovação e criatividade, sendo frequentemente convidado como orador. Com uma vasta experiência internacional de gestão, foi CEO da Formação de Executivos da Nova SBE e da Angola Business School, tendo também trabalhado para diversas multinacionais, incluindo agências criativas e de Relações Públicas. Tem desenvolvido bastante trabalho no sector de saúde, estudando desafios de patient flow com particular enfâse na interligação entre cuidados primários e hospitalares.
LIDERANÇA & GESTÃO DE PESSOAS
Liderança & Gestão de Pessoas

Local:

Instalações da Nova SBE, Campus de Campolide no Centro de Formação de Executivos, em Lisboa.

A quem se dirige:

Profissionais com funções de gestão em Unidades de Saúde, e interessados em refletir sobre a forma como podem mudar a sua gestão de pessoas com base nos recentes princípios dos estudos organizacionais positivos.

Objetivo:

  • Apresentar o conhecimento mais recente sobre a gestão de pessoas em contexto organizacional;
  • Indicar as condições em que as pessoas podem ser uma fonte de vantagem competitiva.

Metodologia:

Com uma forte vertente prática, o programa combina a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação destinados a tirar melhor partido do capital humano da organização, desenvolvendo-o.

Preço:

Sócios APAH*: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição
Não Associados: 660€
* Entidades Parceiras

Isento IVA

Programa:

  • Liderança e Gestão – O que as une, o que as separa;
  • O que fazem os melhores líderes – lições do mundo da prática;
  • Filme – O Treinador;
  • Motivar através da liderança positiva;
  • Gestão de desempenho;
  • Filme – Fish.
Miguel Pina e Cunha
Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Nova SBE
É um dos mais conceituados investigadores mundiais na área da Liderança e Comportamento Organizacional. Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, tem mais de 30 livros publicados e prepara executivos nas mais variadas geografias.