Os Centros de Responsabilidade Integrados no novo Regime Jurídico dos Hospitais do SNS

Os Centros de Responsabilidade Integrados no novo Regime Jurídico dos Hospitais do SNS

Informação do Curso

Local:

Católica Porto Business School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Objetivo:

    • Dotar os participantes de conhecimentos e competências na gestão intermédia das unidades hospitalares e de competências para a criação e boa gestão de CRI ao abrigo do novo quadro legal.
        • Capacitar os gestores de métodos e ferramentas de contratualização e monitorização da produção, económico- financeira e de indicadores.

Metodologia:

Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa

    • Apresentação do conceito e objetivos dos Centros de Responsabilidade Integrados (CRI).
    • Os CRI no novo Regime Jurídico aplicável às unidades de saúde do SNS do Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro.
    • Os papéis do acionista, financiador e regulador.
    • O papel da gestão intermédia na organização e funcionamento dos CRI.
  • Regime e Regulamentos.
  • Contratualização na saúde.
  • Contratualização externa e interna nos hospitais do SNS.
  • Contratos-Programa e processo de contratualização.
  • Métodos de acompanhamento da contratualização hospitalar: avaliação, monitorização e auditoria.
Alexandre Lourenço
Presidente da APAH.
Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento da NOVA School of Business & Economics. É Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Membro do Executive Committee da European Association of Hospital Managers (EAHM), Membro do Special Interest Groups on Healthcare Management da International Hospital Federation e International Associate do American College Healthcare Executives (ACHE). É membro da Unidade de Investigação e Centro de Conhecimento NOVA Healthcare Initiative – Research (NHI) e preletor convidado nos programas de formação de executivos na área de gestão em saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e da NOVA School of Business & Economics. Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde – Europa, prestando apoio técnico a vários Países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É consultor do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control (TAG-TB) – WHO/Europe. Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.
Andreia Toga Machado
Técnica Oficial de Contas (OTOC); Formadora Certificada (CAP)
Licenciada em Economia (FEP); pós-graduada em Gestão de Unidades de Saúde (UCP); Técnica Oficial de Contas (OTOC); Formadora Certificada (CAP). Foi: Auditora Sénior da Deloitte; Auditora Interna Responsável (CAE) do IPO Porto; Auditora do Departamento de Contratualização da ARS Norte; Diretora do Serviço de Auditoria Interna (CAE) do CHVNG/E. Atualmente é Auditora do Departamento de Contratualização na ARS Norte; Vogal da Direção do IPAI (Núcleo da Saúde); Vogal do Colégio de Especialidade de Auditoria e Membro da Assembleia Representativa da Ordem dos Economistas; Docente convidada na UCP e associada do IIA e APES.