Liderança e Mudança Organizacional

Liderança e Mudança Organizacional

Informação do Curso

As organizações mudam à medida que crescem e se desenvolvem. Por vezes a mudança é planeada, causada por forças internas; outras vezes, forças e influências externas obrigam a mudança. A necessidade das organizações lidarem com estas mudanças, acompanhando-as e adaptando-se constantemente, requer uma cultura de inovação, criatividade e flexibilidade estimuladas pela liderança.
Analisar as forças da mudança, o processo que obriga a mudança, e as melhores práticas e abordagens para estruturar e liderar um processo de mudança, minimizando a disrupção do local de trabalho.

Local:

Nova SBE, no Campus de Campolide no Centro de Formação de Executivos, em Lisboa

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, profissionais de saúde que liderem equipas ou venham a liderar e/ou que estejam envolvidos em processos de mudança nas suas organizações, outros profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde.

Preço:

Sócios APAH: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição

Isento IVA.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Objetivos:

    • Perceber de que forma os diferentes comportamentos do líder podem afetar a motivação dos colaboradores para a mudança;
    • Desenvolver processos de mudança organizacional eficientes e com impacto através do diálogo e construção colaborativa;
    • Compreender o seu próprio estilo de liderança e refletir sobre as respetivas consequências num contexto de mudança.

 

Metodologia:

    • Com uma forte vertente prática, os programas combinam a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação no exercício da atividade dos profissionais de saúde.

Programa:

    • O Caso da Mudança:
  • Porque acontece e porque é necessária
  • Mudança e resistência organizacional
  • Criação de novas oportunidades depois do caos
  • Sinergia entre mudança, melhoria e inovação
    • Liderar a Mudança:
  • Desenvolver culturas de suporte à mudança
  • Liderar o processo de mudança
  • Facilitar o empenho e identificar a resistência
  • A necessidade da comunicação
  • Ultrapassar barreiras
  • Gerir o stress organizacional
  • Implementar Processos de Mudança:
  • Local de trabalho inovador
  • Suportar a inovação
  • Iniciar e liderar a mudança
  • Novas ideias como resultado de práticas correntes
  • Monitorizar e avaliar a mudança
  • Analisar e avaliar o impacto da mudança
  • Monitorizar o sucesso
Milton de Sousa
Professor Associado Adjunto da Nova SBE
Doutor (Ph.D.) pela Rotterdam School of Management, Erasmus University, MBA pela Universidade de Bradford e licenciado em Engenharia pela Universidade do Porto, é Professor Associado Adjunto da Nova SBE, Diretor Académico do CEMS MIM e Diretor Executivo do Centre for Leadership and Global Dialogue. Leciona cadeiras de liderança e gestão internacional e investiga nas áreas da liderança, complexidade e sustentabilidade. Tem vasta experiência profissional enquanto gestor e consultor.