Governação de Sistemas de Informação

Governação de Sistemas de Informação

Informação do Curso

Local:

Católica Porto Business School

A quem se dirige:

Administradores hospitalares e outros líderes no setor da saúde

Preço:

Sócios APAH: 600€
Mais de 3 inscrições por empresa: 600€ cada inscrição
Desconto para Associados na Formação Aberta da Católica Porto Business School 17,5%*
*Exclui MBA Internacional, MBAAtlântico e Curso Geral de Gestão

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Objetivo:

    • Oferecer uma visão alargada acerca da forma como a tecnologia pode adicionar valor às organizações de saúde e acerca das componentes que necessitam de gestão na cadeia de valor das TIC, a organização que pode ser criada para assegurar a governação adequada das TIC e os mais importantes padrões que deverão ser compreendidos para operacionalização dos melhores processos de gestão das TIC

Metodologia:

Com uma forte vertente prática, o programa combina a discussão de conceitos, reflexão e sua aplicação destinados a tirar melhor partido do capital humano da organização, desenvolvendo-o.

Programa

    • A finalidade do governance e o papel das TIC na criação de valor;
    • Modelo para a gestão da estratégia das TIC numa organização;
    • O ecossistema aplicativo no serviço nacional de saúde e uma arquitectura aplicativa num hospital. A ligação da electromedicina às TIC na saúde;
    • Os principais normativos ou referenciais de boas praticas associados à gestao das TIC;
    • Gestão do risco na segurança dos sistemas de informação e na proteção da privacidade dos dados pessoais;
    • Gestão dos requisitos associados aos sistemas TIC.

Domingos Manuel da Silva Pereira
É co-editor do livro ‘Sistemas de Informação na Saude’ e da revista eSaúde. E o presidente da associação de profissionais TIC na saúde, a e-MAIS.
Nasceu no Porto em 1957, casado e pai de duas filhas, licenciado em engenharia eletrotécnica pela FEUP. Possui pós-graduação do IESF na gestão do sistema bancário português. Mestrados em gestão de sistemas de informação no ISEG, e em informática médica na FMUP – FCUP. Desenvolveu a sua carreira de gestor das TIC na banca durante 19 anos. Diretor de grandes projetos na Novabase entre 2001 e 2006. Enquanto diretor do TIC no CHVNG é responsável pelo desenvolvimento dos planos directores associadas as arquitecturas aplicativa, de segurança, da infra-estrutura e dos processos de gestão de serviço aos utilizadores, e pela sua implementação. Atual responsável pela gestão do contrato programa para as TIC estabelecido entre  a ACSS e a SPMS Foi docente universitário no domínio das TIC na Universidade Portucalense de 1996 a 2005 Possui as certificações profissionais CISA (até 2015) e CPHIMS, da ISACA e HIMSS respectivamente. É co-editor do livro ‘Sistemas de Informação na Saude’ e da revista eSaúde. E o presidente da associação de profissionais TIC na saúde, a e-MAIS.