Contratualização Interna

Contratualização Interna

Informação do Curso

Enquadra a contratualização em saúde enquanto abordagem para a criação de valor. Estabelece as suas componentes elementares, em torno da cadeia de valor em saúde e no contexto do financiamento, distribuição e gestão de recursos em saúde, entre as organizações e dentro das organizações. Proporciona uma introdução à contratualização, enquanto modelo indutor de inovação em saúde.

Local:

Escola Nacional de Saúde Pública

A quem se dirige:

Administradores hospitalares, gestores e profissionais de saúde e outros com interesse na matéria.

Preço:

Sócios APAH: 300€
Mais de 3 inscrições por empresa: 300€ cada inscrição

Valor acresce IVA à taxa legal em vigor.

Datas:

Cursos abrem por manifestação de interesse, informações adicionais contacte-nos através do e-mail:  academia@apah.pt

Metodologia:

Exposição teórica em sistema participativo, análise crítica e discussão de casos e construção coletiva de um caso para a consolidação dos conhecimentos.

Objetivo:

  • Discutir as diferentes dimensões da contratualização que proporcionam eficiência;
  • Compreender o processo de contratualização na definição de indicadores e metas para a satisfação das necessidades de saúde de uma dada população;
  • Desenvolver um conjunto de competências e atividades analíticas complexas, no sentido de estabelecer a relação entre as necessidades em saúde identificadas e as opções de resposta das organizações prestadoras de cuidados de saúde;
  • Estabelecer prioridades em contextos nacionais, regionais ou organizacionais para a otimização dos recursos disponíveis.

Programa:

  • O pensamento estratégico, no contexto do financiamento e da contratualização em serviços de saúde;
  • O efeito modelador da contratualização e das diferentes modalidades de pagamento no comportamento dos agentes;
  • Contratualização externa e interna: experiências e tendências;
  • A diferença entre a produção e o desempenho, no contexto do Contrato-Programa: o recurso a ferramentas de apoio à contratualização, como o Balanced Scorecard, a gestão matricial e os key performance indicators.
Ana Escoval
Presidente
CH Lisboa Central
Rute Simões Ribeiro
Doutoranda em Saúde Pública na Especialidade de Política, Gestão e Administração de Saúde
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP/UNL), é doutoranda em Saúde Pública na Especialidade de Política, Gestão e Administração de Saúde, na mesma instituição, e exerce funções como investigadora também na ENSP/UNL, no Grupo de Investigação dedicado às Políticas e Administração de Saúde, na linha de investigação sobre Contratualização em Saúde. Integra a Direção da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), a Comissão Científica do Prémio de Boas Práticas em Saúde da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e o corpo docente da disciplina de Financiamento e Contratualização em Saúde na ENSP/UNL.